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Title: Inovação, cultura e sustentabilidade: um estudo sobre a Economia criativa.
metadata.dc.creator: Dias, Mariana Cândido
Keywords: Cultura, inovação,
Issue Date: 4-Jul-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Esta dissertação tem como foco o tema Economia Criativa, com ênfase em seus três principais pilares: inovação, sustentabilidade e cultura em sua inter-relação com a promoção do desenvolvimento econômico. Entendendo a economia criativa como uma área de convergência entre a economia do conhecimento, o principal objetivo do trabalho é identificar e discutir seu conceito e suas manifestações, sua evolução histórica e o debate atual sobre seu potencial como instrumento para a promoção do desenvolvimento econômico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a análise teórica, através de pesquisa bibliográfica, abordando os principais conceitos e a evolução história do tema, com o objetivo de identificar o panorama da economia criativa em nível mundial e suas principais aplicações no Brasil. Além disso, buscou-se analisar a contribuição dos três pilares da promoção da economia criativa: a cultura, a inovação e a sustentabilidade a partir das iniciativas do Governo Federal Brasileiro. O Ministério da Cultura do Governo Federal Brasileiro lançou, em 2011, o Plano da Secretaria da Economia Criativa, utilizado como uma base de análise para a presente pesquisa, constituindo-se em importante diretriz de aplicação da economia criativa no Brasil. Na conclusão, aponta-se para a necessidade de desenvolvimentos teórico-conceituais sobre economia criativa de modo a funcionar como ferramenta eficaz para a promoção do desenvolvimento econômico.
This dissertation focuses on Creative Economics, with emphasis on its three main pillars: innovation, sustainability and culture in its interrelation with the promotion of economic development. The main objective of this work is to identify and discuss its concept and its manifestations, its historical development and the current debate about its potential as a tool for promoting economic development. The methodology used for the development of this work was the theoretical analysis through a literature review, approaching the main concepts and the evolution history of the topic, with the aim of identifying the panorama of the creative economy worldwide and its main applications in Brazil. Furthermore, it sought to examine the contribution of the three pillars of promotion of creative economy: culture, innovation and sustainability from initiatives of the Brazilian Federal Government. The Ministry of Culture of the Brazilian Federal Government launched, in 2011, the Plan of the Department of Creative Economy, used as an analytical basis for this research, becoming an important guideline for the application of the creative economy in Brazil. In conclusion, it points to the need for theoretical and conceptual developments in the creative economy in order to function as an effective tool for promoting economic development.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2661
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