Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2667
Title: A Teoria dos Custos de Transação e As Relações Contratuais: um Estudo do Sistema de Cooperativismo na Agropecuária do Espírito Santo.
metadata.dc.creator: Nadia
Keywords: Custos de transação;Cooperativismo;Agropecuária
Issue Date: 30-May-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: Nadia , A Teoria dos Custos de Transação e As Relações Contratuais: um Estudo do Sistema de Cooperativismo na Agropecuária do Espírito Santo.
Abstract: O principal objetivo desta Dissertação é estudar como são estabelecidas as relações contratuais entre as cooperativas agropecuárias do Espírito Santo e como estas relações permitem reduzir os custos de transação. A motivação básica, portanto, é contribuir para que as cooperativas voltadas para este ramo possam melhor estruturar a governança de suas transações. Para atingir estes objetivos, a base teórica que apóia este trabalho é discutida em uma revisão de literatura da Teoria dos Custos de Transação, abordando seus princípios teóricos. Outra investigação importante para o debate a ser realizado neste estudo refere-se ao surgimento do sistema cooperativista, seu conceito e sua forma de funcionamento. A conexão estabelecida entre estes dois temas é considerada importante para entender a natureza das cooperativas, principalmente em seu conceito de firma (ou instituição) que busca organizar as trocas (de bens e/ou serviços) de maneira eficiente. O estudo busca, portanto, compreender quais estruturas estas associações adotam para realizar suas transações, propondo estruturas alternativas que permitam reduzir os custos de transação de forma eficiente e aumentar o retorno esperado pelos produtores, de acordo com as propostas da teoria. O estudo revela que o comportamento de diversas cooperativas é diferente do proposto pela TCT. Em alguns desses casos, isto impede que elas reduzam os custos de transação da forma mais eficiente possível. Em outros, no entanto, as práticas que colidem com o proposto na TCT (por motivos idiossincráticos, institucionais e/ou estruturais próprios da organização) podem trazer resultados auspiciosos para as cooperativas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2667
Appears in Collections:PPGECO - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6170_Nádia Delarmelina_Dissertação Mestrado (2).pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.