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Title: A Indústria de Cosméticos do Espírito Santo: uma Análise da Empresa Adcos, a Partir da Teoria Neo-schumpeteriana
metadata.dc.creator: CHEIB, C. B.
Keywords: Concorrência;planejamento estratégico;inovação;
Issue Date: 25-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CHEIB, C. B., A Indústria de Cosméticos do Espírito Santo: uma Análise da Empresa Adcos, a Partir da Teoria Neo-schumpeteriana
Abstract: Esse estudo tem como objetivo analisar as capacidades estratégicas voltadas para inovação em empresas de cosméticos, por meio do estudo de caso da Adcos, identificando formas de inovação em relação a produtos, processos e gestão. A intensidade da concorrência, a rápida globalização e mudanças na área de ciência e tecnologia tornam a inovação inevitável para as empresas desse setor, como forma de capturar novas oportunidades e prestar mais atenção no desenvolvimento dos produtos e no comportamento do mercado para obter e manter vantagens competitivas frente aos concorrentes. Para um eficaz processo de inovação, também se faz necessária a gestão adequada e indivíduos competentes na execução das atividades, sendo importante que a empresa envolvida defina suas estratégias e direcione seus recursos, fortaleça suas habilidades de aprender e transformar a aprendizagem em competência. A empresa Adcos atua no mercado desde 1993, sendo considerada uma das empresas referências na área dos dermocosméticos do Brasil, utilizando tecnologias modernas e inovadoras na fabricação dos produtos. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo e a fonte principal das informações sobre a empresa decorreu da realização de entrevistas com gerentes, diretores e com a sócia fundadora, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Foi utilizada também a pesquisa documental, bibliográfica, exploratória e descritiva. A análise deste estudo permitiu compreender que o comportamento organizacional na empresa Adcos está voltado para o processo de inovação, observando-se, pelos produtos desenvolvidos, o quanto se atém no entendimento dos funcionários sobre o que é inovação e estratégias competitivas, e como está relacionado à capacidade de criar novos negócios, associado às características estudadas sobre a capacidade inovativa e estratégica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2674
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