Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2675
Title: O Impacto dos Choques nos Preços das Commodities Sobre a Dinâmica da Inflação no Brasil: Evidências para o Crb Index e Índice de Commodities Brasil (ic-br)
metadata.dc.creator: STOCKL, M.
Keywords: Índice de Commodities Brasil;VAR;Commodity Research Bureau
Issue Date: 15-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: STOCKL, M., O Impacto dos Choques nos Preços das Commodities Sobre a Dinâmica da Inflação no Brasil: Evidências para o Crb Index e Índice de Commodities Brasil (ic-br)
Abstract: O conhecimento da dinâmica dos preços das commodities nos mercados internacionais tem ganhado importância nos últimos anos, haja vista seus potenciais impactos sobre a inflação no Brasil e, por conseguinte, suas implicações para a devida condução da política monetária. Segundo a literatura, países cujas economias dependem das exportações de commodities, como é o caso do Brasil, possuem um menor repasse de uma alta no preço das commodities sobre a inflação. Este menor repasse aos preços ocorre, uma vez que, o aumento do preço das commodities gera uma pressão de apreciação do câmbio local, que por consequência, alivia os efeitos sobre a inflação. Nesse contexto, o presente trabalho tem como propósito demonstrar os impactos dos choques nos preços internacionais das commodities na composição da inflação no Brasil, sua relação com o câmbio, bem como, as implicações desta relação para a condução da política monetária do Banco Central. Por meio da estimação de modelos de Vetores Auto Regressivos (VARs), comumente utilizado pelo Banco Central, foi estimado um modelo econométrico para verificar como as variações no Índice CRB (Commodity Research Bureau), principal índice de commodities mundial, e IC-Br (Índice de Commodities Brasil) - índice de commodities utilizado pelo Banco Central do Brasil, são repassados aos preços ao consumidor. Os resultados verificados a seguir mostram que, pela hipótese de choques de oferta, as flutuações dos preços das commodities possuem grande influência sobre a trajetória da inflação ao consumidor no país, embora em determinados períodos este impacto tenha sido amenizado possivelmente pela apreciação cambial. E, com base na literatura teórica e empírica, através dos resultados apresentados, buscar-se-á sugerir uma resposta de política monetária a estas variações de preços, comparativamente às respostas sugeridas pelos principais autores estudados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2675
Appears in Collections:PPGECO - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7494_DISSERTAÇÃO FINAL MARCOS STOCKL.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.