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Title: Adolescentes e a Escolha da Carreira Profissional: um Olhar Sob a Perspectiva do Consumo e das Novas Tecnologias de Comunicação.
metadata.dc.creator: Andaku, Rafael Tuguio Almenara
Issue Date: 27-Apr-2006
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: The consumption became a factor of extreme relevance in the cultural formation of our society. Through the consumption we reproduce our values and we express our feelings. Signs and meanings are presents in the products, wich are used by the individuals to communicate and differentiate from others. Communication, advertising, culture and consumption is part of a context, is through medias that occurs the transference of values and symbols, that are shared socially, for the products. The form to consume information in our society is changing. New medias had appeared as the Internet, the cellular phone, the instantaneous communicators and the VoIP. These new technologies of communication had changed the behavior of the individuals, mainly of the adolescents who are the social group better adapted to these technologies. This work will approach an important moment for the adolescents, the choice of the professional career. This research has the objective to understand, under the optics of the consumption, the relation of the adolescents, of the high and average social class of the City of Vitória, with the choice of the professional career, considering the use of the new technologies of communication. For this, the methodology will be divided in three phases. First, will be analyzed researchs and studies about culture and consumption , development of the new technologies of communication, consumption habits of the adolescents and the choice of the Institutions of Superior Education. Later, will be presented 3 focus groups of adolescents . Finally, the data collected in the Focus Group will be treated and analyzed.
O consumo se tornou um fator de extrema relevância na formação cultural de nossa sociedade. Através do consumo reproduzimos nossos valores e expressamos nossos sentimentos. Os objetos de consumo carregam significados que são utilizados pelos indivíduos para se comunicarem e se diferenciarem. A comunicação, propaganda, cultura e consumo estão intimamente ligados, pois é através dos meios de comunicação que ocorre a transferência de valores e símbolos, que são compartilhados socialmente, para os produtos. Está acontecendo nos últimos anos uma mudança na forma de consumir informação em nossa sociedade. Surgiram novos meios de comunicação como a Internet, o celular, os comunicadores instantâneos e o VoIP. Essas novas tecnologias de comunicação mudaram o comportamento dos indivíduos, principalmente dos adolescentes que são o grupo social melhor adaptado a esses meios. Este trabalho abordará um importante momento para os adolescentes, a escolha da carreira profissional. Esta dissertação busca compreender, sob a ótica do consumo, como se dá a relação dos adolescentes, classes A e B de Vitória, com a escolha da carreira profissional levando-se em consideração o uso das novas tecnologias de comunicação nesse processo. Para isso, será utilizada uma metodologia dividida em três fases. Primeiramente, serão analisados pesquisas e estudos sobre cultura e consumo, sobre o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, sobre hábitos de consumo dos adolescentes e sobre a escolha das Instituições de Ensino Superior. Posteriormente, serão apresentados os grupos de discussão realizados com 3 grupos de adolescentes. Por último, os dados recolhidos no Focus Group serão tratados e analisados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2789
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