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Title: Uma análise crítica das relações de serviços educacionais : o caso dos docentes de matemática da Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dc.creator: Iwamoto, Helga Midori
Keywords: Relações interpessoais - professor - aluno;Subjetividades - valores
Issue Date: 31-Mar-2006
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Este trabalho teve por objetivo compreender a dinâmica da prestação de serviços dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no caso das aulas de matemática ministradas para alunos desta universidade que cursaram disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (DMAT). Foi abordada a relação entre o professor de matemática, como prestador de serviços que representa a universidade, e o aluno como cliente. A justificativa é que os discentes da UFES têm apresentado sinais de dificuldades de aprendizagem em disciplinas ofertadas pelo DMAT, bem como elevado número de faltas e de reprovações em alguns casos. Considerando este aspecto, procurou-se compreender os valores e posturas dos professores de matemática em sua relação de ensino para diversos cursos, assim como as expectativas dos alunos em relação a estes profissionais e o contexto em que se deram as relações entre eles ao longo das disciplinas, em nível de universidade e de turma. Para tanto realizou-se uma pesquisa quantitativa com complemento da dimensão qualitativa, tendo-se aplicado questionários e utilizado a técnica de entrevista com os atores dessa relação. Ao final pôde-se observar a diversidade de características, tanto dos sujeitos que compõem as relações, quanto das relações entre eles. Na fundamentação teórica, foram abordados os construtos de autores como Adorno, Horkheimer, Fromm, Vygotsky, Bowlby e Schwartz. No entanto, há uma grande concordância por parte dos alunos que o componente relacional é fundamental para a aprendizagem, principalmente em disciplinas consideradas tradicionalmente difíceis como a matemática, no que alguns dos professores entrevistados concordam. Foi possível chegar a essas considerações através do tratamento quantitativo dos questionários com escala Likert e da análise qualitativa das entrevistas (ao vivo e eletrônicas) com esses sujeitos.
This work had the goal of understanding the dynamics of the services provision inside the Federal University of the state of Espírito Santo (UFES) – Brazil in the case of the mathematics classes lectured to the students from disciplines offered by the Department of Mathematics (DMAT). It was approached the relation teacher-student, in which professors act as service providers from University to client-students. The reason for this research is that the students from UFES have been showing signs of difficulties in learning mathematics at disciplines offered by DMAT, as well as high index of absences and retentions in some cases. Taking this into consideration, it was looked upon the comprehension of the values and postures of professors from mathematics in their relation of lecturing to various courses, as well as the students expectations upon this professionals and the context of the relations between them throughout the disciplines, in the levels of university and groups of teachers and students. For this study, it was necessary the realization of a quantitative research with an complementary qualitative dimension, using questionnaires and interviews with the actors involved in these relations. In the end, it was possible to observe the diversity of characteristics in the people that compose the relationships teacher-student, and the diversity in the relationships themselves. This work utilized theories from authors as Adorno, Horkheimer, Fromm, Vygotsky, Bowlby and Schwartz. In the other hand, there was a great convergence in the opinion of students about the importance of the relationship with the professor for the process of learning, even greater in the case of disciplines considered as traditionally difficult as mathematics, in which some interviewed professors agree. It was possible to achieve these results through the quantitative treatment of the Likert scale questionnaires, and the qualitative analysis of the interviews (live and electronic) with the subjects.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2790
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