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Title: Relacionamentos Interorganizacionais em Serviços: uma Análise dos Aspectos Intervenientes no Setor de Comércio Exterior de Vitória-ES
metadata.dc.creator: Alighieri, Júlia Sasso
Keywords: relacionamentos interorganizacionais;rede vertical;serviços;confiança;competência;interorganisational relationships;vertical networks;services;trust;competency
Issue Date: 29-Mar-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Nas últimas décadas, as empresas passaram por um processo de reestruturação produtiva e enfrentaram grande competitividade nacional e internacional, o que provocou o surgimento de novas práticas gerenciais, dentre as quais se pode citar a tendência em desenvolver relacionamentos interorganizacionais, formando, assim, redes horizontais e/ou verticais. A partir deste contexto, a presente dissertação tem como objetivo principal analisar os aspectos intervenientes dos relacionamentos interorganizacionais entre empresas prestadoras de serviços de comércio exterior do município de Vitória (ES) e seus prestadores de serviços (despachantes e transportadores), empresas estas componentes de uma rede vertical. A principal justificativa para a pesquisa está no fato de investigar os relacionamentos interorganizacionais no setor de serviços, enquanto a maioria dos trabalhos com este enfoque prioriza setor industrial. Assim, para alcançar tal objetivo, foi utilizada uma estratégia de pesquisa que se aproxima de estudo de casos, tendo por base, portanto, uma metodologia qualitativa. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com gestores do setor, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e organizados em torno de temas. A pesquisa de campo permite concluir que os aspectos intervenientes dos relacionamentos interorganizacionais estão presentes nos casos estudados, além de evidenciar a presença de um novo, não referenciado na revisão de literatura: a competência. Como complemento, um arcabouço com as relações entre estes aspectos é apresentado a fim de melhorar o entendimento do fenômeno estudado.
In the last decades, companies had passed through a process of productive reorganization and had faced great national and international competitiveness, what caused the development of new managerial practices, amongst which the tendency of developing interorganisational relationships, bringing up horizontal and/or vertical networks. From this context, the main objective of the current study is to analyze the interorganisational relationships’ enablers aspects among foreign trade services companies of Vitória (ES) and its third-parties (dispatching and transportation companies), that forms a vertical network. The main reason for this research is the investigation of interorganisational relationships in the service sector, while the majority of the studies with this approach focus on industrial sector. Thus, to reach such objective, the research strategy used is case study, using as support a qualitative methodology. Ten semi-structured interviews with managers of the sector had been carried out. The data was analysed through content analysis and organized around themes. The empirical research allows to conclude that interorganisational relationships’ enablers aspects were frequently found in the cases studied, besides evidencing the presence of another aspect not shown in the literature review: competency. As complement, we propose a model which shows the existing relations among those aspects in order to improve the understanding of the phenomenon studied.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2796
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