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Title: AnálisePsicogenética da Inserção dos Jogos de Regras e das Relações Cooperativas no Ambiente Escolar
metadata.dc.creator: CAIADO, A. P. S.
Keywords: ogos de regras;Cooperação;Cotidiano escolar;Epist;Genét;
Issue Date: 19-Jun-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CAIADO, A. P. S., AnálisePsicogenética da Inserção dos Jogos de Regras e das Relações Cooperativas no Ambiente Escolar
Abstract: Trata-se de um estudo sobre a inserção de jogos de regras na escola como estratégia facilitadora do desenvolvimento de relações cooperativas. De acordo com a abordagem psicogenética, o jogo de regras, ao possibilitar trocas entre iguais baseadas na reciprocidade, acaba por favorecer a cooperação. Buscou-se, então, analisar no cotidiano de duas escolas (uma reconhecidamente construtivista e a outra com métodos de ensino ditos tradicionais) as configurações dadas ao jogo de regras e suas possíveis contribuições para a evolução das trocas cooperativas das crianças. Na primeira etapa da coleta dos dados utilizou-se um roteiro de entrevista para os profissionais pedagógicos e um protocolo de observação. Tais instrumentos destinaram-se à caracterização das escolas em termos da utilização de jogos de regras. Em uma segunda etapa foi utilizado um roteiro de entrevista para a investigação de aspectos relacionados à tendência cooperativa dos alunos. Os dados foram sistematizados de forma descritiva, contando vez ou outra com categorizações e buscando compreender em seu conteúdo análises quantitativas e qualitativas. Os resultados demonstraram que a maior presença dos jogos de regras no contexto da escola construtivista foi acompanhada por um maior desempenho cooperativo de seus alunos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2977
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

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