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Title: Promoção de Hábitos Saudáveis em Pré-escolares: Uma Proposta da Enfermagem
metadata.dc.creator: SOUZA, M. M. A.
Issue Date: 29-Oct-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUZA, M. M. A., Promoção de Hábitos Saudáveis em Pré-escolares: Uma Proposta da Enfermagem
Abstract: A saúde da criança em idade pré-escolar, no sertão pernambucano, compõe um quadro crítico, havendo em Petrolina, PE, Brasil, mais de seis mil e quinhentos menores de cinco anos expostos a doenças, como desnutrição infantil, infecções respiratórias agudas, sarampo, entre outras, que potencializam ambientes desfavoráveis ao desenvolvimento infantil, dado o alto índice de pobreza dessas famílias. A maior parte desses problemas poderia ser evitada por ações de promoção de saúde, especialmente no contexto escolar. Com esse enfoque, este trabalho apresenta três estudos sobre a contextualização, descrição e análise de um programa de educação em saúde, com caráter lúdico, realizado numa creche-escola de Petrolina, PE, identificando os comportamentos de autocuidados dos alunos e as práticas pedagógicas, segundo relatos dos profissionais de ensino. O Estudo 1 apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre as experiências do Programa Escolas Promotoras de Saúde na Educação Infantil, publicadas nos últimos cinco anos no Brasil, denotando as dificuldades encontradas no tocante à implementação de Políticas Públicas que efetivamente contribuam para melhorar o ensino da saúde em nosso país. O Estudo 2 relata a aplicação do Projeto Esparadrápicos: (re)construindo a sua saúde em 255 alunos de uma creche-escola de Petrolina, PE. No Estudo 3, este Projeto foi analisado com base nas entrevistas de 8 profissionais e da coordenadora da creche-escola, utilizando um protocolo com 30 questões relativas à avaliação dos efeitos do Projeto sobre os comportamentos de autocuidados dos alunos e na prática pedagógica. Os dados foram categorizados segundo o conteúdo das respostas, mostrando a relevante contribuição que ações desenvolvidas com caráter lúdico e sistematizadas oferecem para o processo educacional nas escolas de ensino infantil. Este trabalho gerou, também, um livro, mostrando seu potencial de transferência de conhecimento para a prática profissional, na área de Educação em Saúde.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3021
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

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