Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
Title: Relação entre Aspectos Evolutivos do Jogo Simbólico e da Linguagem de Crianças com 5 Anos
metadata.dc.creator: FELDMAN, I.
Keywords: psicologia genética;jogo simbólico;linguagem;educ;infant
Issue Date: 26-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FELDMAN, I., Relação entre Aspectos Evolutivos do Jogo Simbólico e da Linguagem de Crianças com 5 Anos
Abstract: O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre o jogo simbólico coletivo e o desenvolvimento da linguagem em crianças de educação infantil em uma perspectiva piagetiana. Participaram desta pesquisa quatro crianças, entre 5 e 6 anos de idade, provenientes de uma Escola de Educação Infantil do Município de Vitória. A coleta de dados foi realizada em seis encontros com o grupo, com intervalo de, aproximadamente, quinze dias entre eles. Em cada situação as crianças foram convidadas a brincar de faz-de-conta em um espaço, que simula uma casa (oficina de jogo simbólico), durante 20 minutos. Os encontros foram filmados em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritos e analisados com base nas classificações de Piaget (1990), para o jogo simbólico e para a linguagem (1973). A análise e interpretação dos dados receberam um tratamento qualitativo. A pesquisa procurou analisar o processo evolutivo de cada criança no jogo simbólico e na linguagem e a possível relação entre os dois. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que houve uma estrita relação entre os aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem em todos os participantes, sendo que houve predominância de ações próprias da Fase II do jogo simbólico e de falas do Estágio II de conversação. A partir desses resultados, observamos que a oportunidade de se envolver no jogo simbólico coletivo, em um espaço que estimule a representação, pode desenvolver nas crianças a linguagem socializada. Assim sendo, este trabalho contribui para demonstrar a importância da preservação do espaço lúdico e simbólico nas escolas de educação infantil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3971_.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.