Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041
Title: "MENINA NÃO ENTRA": UM ESTUDO DA SEGREGAÇÃO SEXUAL NA INTERAÇÃO LÚDICA DE CRIANÇAS DE 8 E 9 ANOS"
metadata.dc.creator: Fabricio de Souza
Issue Date: 24-Nov-2000
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: Fabricio de Souza, "MENINA NÃO ENTRA": UM ESTUDO DA SEGREGAÇÃO SEXUAL NA INTERAÇÃO LÚDICA DE CRIANÇAS DE 8 E 9 ANOS"
Abstract: A segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_405_Tese - Listas, resumo, texto e referências.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.