Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3049
Title: Desenvolvimento de Estratégias Cognitivas Implicadas na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira no Contexto Oficinas de Jogos
metadata.dc.creator: Sirley Trugilho da Silva
Keywords: aprendizado língua estrangeira estratégias cognitivas
Issue Date: 24-Feb-2005
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: Sirley Trugilho da Silva, Desenvolvimento de Estratégias Cognitivas Implicadas na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira no Contexto Oficinas de Jogos
Abstract: O propósito desta pesquisa foi o de investigar se o desenvolvimento de estratégias cognitivas implicadas na aprendizagem de uma língua estrangeira poderia ser facilitado por meio da prática de jogos de regras durante oficinas. Várias pesquisas anteriores fizeram uso desse instrumento para desenvolvimento de habilidades de raciocínio. Três alunos de um curso de inglês como língua estrangeira que estavam em uma classe iniciante participaram da pesquisa. Por não terem contato anterior com a língua e sentirem uma dificuldade inicial nesta, supôs-se que as mudanças quanto à construção de estratégias de aprendizagem seriam significativas nesse período. Os professores dos participantes preencheram uma ficha com considerações sobre o desempenho anterior e posterior a participação dos alunos nas oficinas, que foram realizadas semanalmente, com duração de uma hora, perfazendo dez encontros, utilizando-se as modalidades de jogos de senha: abc e palavra oculta, além do jogo da memória. Durante as oficinas, monitorou-se os participantes e preencheu-se um protocolo de observação; um diário foi mantido no qual informações pertinentes foram anotadas, e as partidas jogadas foram registradas em formulários específicos. De uma maneira geral, os participantes tiveram um desempenho razoável nas oficinas. As principais questões que surgiram durante os encontros foram referentes a falta de atenção, timidez e falta de confiança. Contudo, foi possível observar a construção de novas estratégias cognitivas em vários momentos dos encontros, o que parece ter refletido no desempenho de cada um dos participantes em sala de aula, como foi enfatizado pelos respectivos professores. Concluiu-se, portanto, que a prática de jogos de regras pode realmente auxiliar o desenvolvimento de estratégias cognitivas implicadas no aprendizado de uma língua estrangeira de uma maneira bastante interessante. PALAVRAS-CHAVE: jogos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3049
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_464_.pdf648.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.