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Title: Territorialidades marginais e construção est(ética): capão pecado e manual prático do ódio, de Ferréz
metadata.dc.creator: MONGIM, L. M.
Keywords: Literatura Brasileira Contemporânea;Narrativa Urbana;Terri
Issue Date: 31-May-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MONGIM, L. M., Territorialidades marginais e construção est(ética): capão pecado e manual prático do ódio, de Ferréz
Abstract: Este trabalho centra-se no estudo comparativo dos romances Capão Pecado (2000) e Manual prático do ódio (2003), do escritor marginal Ferréz, como forma de tentarmos compreender como a periferia de uma das maiores cidades do país, São Paulo, é apreendida pela palavra literária e por um escritor que vive nesse espaço urbano marginalizado. Buscamos, portanto, compreender a forma como o narrador, que se reconhece pertencente à periferia que narra, transforma a realidade em matéria literária e os modos como incide sobre as personagens e o espaço por ele narrados. Os romances de Ferréz apresentam um lugar de enunciação que não mais silencia a alteridade representada, mas evidencia a possibilidade de voz e de outra representação dessa mesma alteridade. Sua escrita situa-se na discussão em que as narrativas ficcionais engendram estratégias de resistências aos pressupostos que definem quem está dentro ou fora dos espaços considerados comuns e possuem importância no processo de entendimento de si mesmo e do outro, pois deslocam a percepção e a compreensão do cotidiano que nos cerca ao fornecer representações que geram a produção de outros sentidos e significados sobre os sujeitos e espaços localizados na orla urbana. A partir de um movimento que se constitui em constante tensão e conflito com o centro e com o próprio território, perguntamos: O que dizem as vozes que emergem dos romances? Ou melhor, quais são as construções e estratégias que o autor utiliza para falar e fazer com que sejam ouvidas essas vozes em seu gesto literário? Portanto, nesta pesquisa, fizemos a escolha de escutar essas vozes, ou melhor, de tentar ressaltar em seus ditos (escritos) os traços que estruturam a palavra literária do autor. Mais especificamente o que nos permite ressaltar alguns indícios de uma tentativa de formular uma poética marginal contemporânea.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3264
Appears in Collections:PPGL - Teses de doutorado

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