Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3292
Title: LIVROS, LEITURAS E LEITORES: A LITERATURA DO ESPÍRITO SANTO NO VESTIBULAR DA UFES
metadata.dc.creator: TRAGINO, A.
Keywords: Literatura e vestibular;UFES;Literatura do ES
Issue Date: 24-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: TRAGINO, A., LIVROS, LEITURAS E LEITORES: A LITERATURA DO ESPÍRITO SANTO NO VESTIBULAR DA UFES
Abstract: A dissertação se preocupa em analisar a presença da Literatura do Espírito Santo no Processo Seletivo UFES (o vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo), entre os anos de 2005 a 2014. Para tanto, o foco de análise se deu: a) nos editais dos processos seletivos, onde estão os conteúdos cobrados e a forma de avaliação usada; b) nas listas de obras e de textos para leitura obrigatória de temas literários, que compõem o corpo de questões específicas a serem abordadas nos exames; c) nas provas objetivas, discursivas e de redação que se relacionam com a literatura mencionada; e d) nas respostas esperadas, propostas pelas bancas avaliadoras, que discorrem sobre as questões discursivas. Os apoios teórico-críticos escolhidos foram as considerações de Wolfgang Iser, da Estética da Recepção, para entendermos a literatura e a perspectiva de leitor proposta por esses documentos, e Roger Chartier, da História Cultural, para pensarmos sobre a noção de livro e leitura que o exame indicia. Além disso, abordamos também o percurso que os exames de acesso ao ensino superior fizeram no país e no Espírito Santo, associando-o à história literária e à constituição de leitores literários formados por processos de escolarização. Palavras-chave: Literatura e vestibular. Universidade Federal do Espírito Santo. Literatura do Espírito Santo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3292
Appears in Collections:PPGL - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8594_Dissertação - Arnon.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.