Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3301
Title: Apropriações do livro didático de literatura: um diálogo com professores e alunos
metadata.dc.creator: SOUZA, H. F.
Keywords: Ensino de Literatura;Ensino Médio;Livro Didático
Issue Date: 27-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUZA, H. F., Apropriações do livro didático de literatura: um diálogo com professores e alunos
Abstract: Esta pesquisa evidencia um trabalho que incide sobre usos contemporâneos do livro didático de língua portuguesa e literatura. Tendo como campo uma escola estadual de ensino médio, localizada em Cariacica/ES, objetivou entender como professores e estudantes se apropriam do livro didático de Língua Portuguesa e Literatura, em particular no que concerne à literatura. Como objetivos específicos, se propôs a conhecer práticas e representações constituídas por professores e estudantes do ensino médio, atravessadas pelo livro didático, e a delinear aproximações e distanciamentos entre práticas, representações e apropriações de professores e estudantes em relação a esse suporte/gênero textual. Metodologicamente, baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e na pesquisa de campo. A primeira etapa consistiu no levantamento, seleção e análise de textos teóricos, que pudessem constituir um referencial bibliográfico, à maneira de revisão de literatura. Já na segunda etapa, foram registradas, por meio de entrevistas e questionários, as falas de professores e estudantes do ensino médio, sobre o livro didático, com foco específico na literatura. Na terceira etapa, à luz de Roger Chartier e suas teorias sobre práticas, representações e apropriações, foram analisados os dados coletados e produzidos. Como conclusão, a pesquisa procurou tecer um panorama concernente à atualidade desse objeto de pesquisa, na escola selecionada. O trabalho parece oportuno e pertinente, por dialogar com um movimento contemporâneo dos Programas de Pós-Graduação em Letras pelo país de valorizar pesquisas e linhas de pesquisa que estabeleçam vínculos com a educação básica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3301
Appears in Collections:PPGL - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8606_dissertação revidada em outubro2015 HFS.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.