Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3370
Title: Um homen de saber entre os homens de poder: as relações políticas e sociais nas memórias do abade Guiberto de Nogent (1055 a.C. - 1125a.C.)
metadata.dc.creator: LANZIERI JÚNIOR, CARLILE
Issue Date: 30-Mar-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LANZIERI JUNIOR, C., Um homen de saber entre os homens de poder: as relações políticas e sociais nas memórias do abade Guiberto de Nogent (1055 a.C. - 1125a.C.)
Abstract: Essa dissertação analisa os aspectos políticos e sociais do pensamento do abade beneditino Guiberto de Nogent (c.1055-c.1125). Personagem pouco conhecido e prestigiado em seu tempo, Guiberto deixou várias obras escritas, entre elas aquela com suas memórias pessoais: Monodies. Escrita em 1115, foi dividida em três livros distintos. O caráter estritamente pessoal de sua primeira parte induziu pesquisadores modernos a chamarem De vita sua. Com a violenta revolta ocorrida em 1112 na comuna de Laon em seu pensamento, Guiberto tentou compreender o mundo além de seu mosteiro, um lugar cujos habitantes estavam perdidos no pecado, mas que poderiam ser salvos. Ao analisarmos os incisivos comentários de Guiberto sobre a política e a sociedade de Laon, encontramos em sua narrativa uma implícita intenção de ensinar, através de exemplos, os valores que ele construiu durante décadas dedicadas ao monasticismo. No momento em que se valeu dessa experiência e das relações políticas e sociais que estabeleceu em Laon, Guiberto de Nogent ofereceu um belo testemunho que nos permite vislumbrar alguns aspectos daquele pequeno universo. Através de seus olhos cristãos, caminhamos por um mundo em plena metamorfose, mas que mantinha o sagrado e a presença de Deus como constantes incontestes em seu cotidiano. Palavras-chave: Guiberto de Nogent política sociedade monasticismo medieval.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3370
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3300_Carlile_Lanzieri_Júnior.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.