Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3376
Title: BRASÍLIA: Construção Modernizante da Imagem do Poder
metadata.dc.creator: PRADO, E. P. A.
Issue Date: 17-Sep-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PRADO, E. P. A., BRASÍLIA: Construção Modernizante da Imagem do Poder
Abstract: Tomando o período do governo Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961, são trabalhados os temas, Brasília e o nacional-desenvolvimentismo, como parte de um processo modernizante das conjunturas social, política, cultural e econômica do Brasil. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico crítico sobre o nacionalismo, o modernismo, nacionaldesenvolvimentismo, a história das idéias sobre a mudança da capital federal no Brasil e sobre os projetos das capitais no mundo e no Brasil antecedentes ao projeto de Brasília. Investigou-se a simbologia de poder expressa graficamente nos planos urbanos das capitais para se determinar similaridades e diferenças e as relações entre os contextos históricos, políticos e estéticos. As posições de duas mídias impressas semanais, as revistas O Cruzeiro e Manchete, foram investigadas através da análise das reportagens e fotografias sobre aqueles temas, buscando determinar seu possível engajamento na divulgação do discurso oficial. A partir da hipótese de Brasília ter simbolizado todo o projeto nacionaldesenvolvimentista, investigou-se o papel das revistas no processo de formação de consenso social sobre a viabilidade de sua construção, visto que, em janeiro de 1958, apenas 21% dos brasileiros era favorável à mudança da Capital, passando para 74%, em março de 1960. Demonstrou-se que Brasília é o resultado de uma imbricação de três componentes: o pensamento nacionalista, a ideologia nacional-desenvolvimentista e a estética modernista. A interpretação de Brasília como apenas uma cidade modernista é um reducionismo, já que seu plano urbano reúne tradição e modernidade. Foi disgnosticado um claro engajamento da mídia impressa tanto na divulgação do projeto de Brasília e da ideologia nacional-desenvolvimentista, quanto no estabelecimento de uma simbologia própria daquele contexto ócioeconômico, político e cultural brasileiro. Palavras-chave: . O Cruzeiro. Fotografia. Modernismo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3376
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3306_Eugênio_Pacceli_Areias_do_Prado_0.pdf6.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.