Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3383
Title: A Corte Portuguesa e o Escravismo no Brasil Sob o Olhar de Debret
metadata.dc.creator: ZANIN, L. F.
Issue Date: 11-Dec-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ZANIN, L. F., A Corte Portuguesa e o Escravismo no Brasil Sob o Olhar de Debret
Abstract: A imagem é uma fonte de investigação que traz em suas estruturas elementos valiosos para a compreensão do período histórico que apresenta. Compreender o caráter histórico imerso nas gravuras elaboradas pelo artista francês Jean Baptiste Debret, no período em que permaneceu no Brasil, que apresentam a corte portuguesa e o negro nas ruas do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX é o objetivo principal desse estudo que utiliza imagens como fonte primordial de análise do período pesquisado. Período marcado por grandes transformações políticas e sócio-culturais geradas pela transferência da Corte portuguesa para o Brasil possibilitando ao artista francês um contexto rico para representações da sociedade carioca. Convidado a compor a Missão Artista Francesa, Debret chega ao Brasil sob o título de pintor de histórica com a incumbência de elaborar a história visual da corte no Brasil e encontra nas ruas da cidade carioca um ambiente favorável para a representação da sociedade que se formara a partir da transferência da família real. Identificando o olhar do artista como narrador dos acontecimentos, através da leitura de imagens, pretende-se garantir à produção de Debret reconhecimento como objeto de comunicação e significação que contém em si elementos historiográficos do Brasil nas primeiras décadas do século XIX. Palavras-chave: Imagem Fonte de pesquisa, história, Semiótica, Debret
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3383
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3313_Larissa_Fabrício_Zanin.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.