Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3397
Title: Considerações sobre o desempenho político-eleitoral do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais, entre 1989 e 2002.
metadata.dc.creator: MARQUES, A. P. B.
Issue Date: 30-Jun-2005
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MARQUES, A. P. B., Considerações sobre o desempenho político-eleitoral do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais, entre 1989 e 2002.
Abstract: A pesquisa trata do desempenho do Partido dos trabalhadores na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, analisando o comportamento dos candidatos ao cargo de deputado estadual e as estratégias políticas utilizadas para conquistarem o apoio popular durante o período de 1990 a 2002. O processo de crescimento da Bancada do PT no legislativo de Minas Gerais foi fortemente influenciado pela migração do partdo, saindo da esquerda e pssando a ocupar o centro do espectro político. Essa mudança foi resultado de pressões externas que levou o partido a promover um isolamento de suas tendências de esquerda. Como consequência, o PT abadonoua a ideologia revolucinária e assumiu uma prática política reformista. Tanto as campanhas eleitorais dos candidatos quanto as atividades dos deputados eleito são altamente controladas pelo partido e consequentemente influenciadas pelas diretrizes gerais estabelecidas pelo PTnacional. Uma vez que a ideologia partidária critica o clientelismo e o atendimneto individualizado, os deputados direcionam sua luta no processo de construção de bases eleitorais, aproximando-se dos movimentos organizados, mesmo asi opartido não fica livre do personalismo político tão característico da atual política naional. Focalizando a bancada petista eleita entre os anos de 1990 e 2002 em Minas Gerais, é possível afirma que o partido não se enquadra no modelo dos catch-all, pois possui um alto grau de disciplina partidária, tem fortes ligações com sindicatos e movimentos sociais, não utilizam o patido como frente eleitoral.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3397
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3398_Angela_Peralva_Baumgratz_Marques.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.