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dc.contributor.advisorSILVA, G. V.
dc.creatorSILVA, E. C. M.
dc.date.accessioned2016-08-29T14:11:55Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T14:11:55Z-
dc.date.issued2006-04-25
dc.identifier.citationSILVA, E. C. M., Igreja, Conflito e Poder no Século Iv D.c.: joão Crisóstomo e o Levante das Estátuas em Antioquiapor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3402-
dc.description.abstractEm 387 d.C., em Antioquia, uma província importante do Império Romano, sob o reinado de Teodósio (379-395), ocorreu uma manifestação popular que ficou conhecida como o Levante das Estátuas. Esse conflito teve como motivo imediato a determinação de um novo imposto. Assim, quando do anúncio da medida, protestos oriundos dos membros da cúria de Antioquia iniciaram os acontecimentos que levaram à destruição das imagens do imperador e de sua família. No século IV, a destruição de imagens imperiais é um dos crimes de lesa-majestade de maior gravidade. Em razão disso, a cidade sofreu diversas punições. Das pessoas que foram responsabilizadas pelo ocorrido, algumas foram executadas e outras, presas. Teodósio ainda pretendia destruir a cidade, juntamente com a população, devido à ofensa cometida. No entanto, na resolução final do conflito, Teodósio perdoou a cidade, os que ainda estavam presos foram anistiados e restituídos a seus cargos e a cidade retornou a seu status anterior. Esse levante recebeu um destaque significativo na história do Baixo Império Romano. De fato, vários escritores da época escreveram sobre o conflito. Mas são os cinco discursos do retórico pagão Libânio sobre o assunto e, sobretudo, as vinte e uma homilias do presbítero João Crisóstomo que se tornaram as principais fontes documentais do acontecido, pela ênfase que dão ao conflito. Dessa forma, os estudos historiográficos que versam sobre o levante em Antioquia podem ser fundamentados pela primeira ou pela segunda fonte, senão por ambas. No entanto, observamos que o testemunho de Libânio é, consideravelmente, mais explorado pela historiografia que o testemunho de João Crisóstomo, apesar de este, em relação a Libânio, legar-nos uma documentação mais numerosa. Tendo isso em vista, o objetivo da presente dissertação é mostrar o ponto de vista de João Crisóstomo acerca do levante centrando atenção, por um lado, na maneira como João Crisóstomo concebe a destruição das estátuas e, por outro, como compreende a interferência cristã no conflito a partir das intercessões dele próprio junto à população, dos monges junto aos magistrados e do bispo Flaviano junto ao Imperador a fim de demonstrar que a interferência cristã influenciou de uma maneira particular a decisão imperial no que se refere à resolução final do conflito.por
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleIgreja, Conflito e Poder no Século Iv D.c.: joão Crisóstomo e o Levante das Estátuas em Antioquiapor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.referee1FRANCO, S. P.
dc.contributor.referee1FELDMAN, S. A.
dc.contributor.referee1CARVALHO, M. M.
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Históriapor
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

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