Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3443
Title: Imagens da libertação: a atuação política da Igreja Católica de Nova Iguaçu por meio do jornal A Folha (1974 1981)
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, R. C.
Issue Date: 13-Dec-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: NASCIMENTO, R. C., Imagens da libertação: a atuação política da Igreja Católica de Nova Iguaçu por meio do jornal A Folha (1974 1981)
Abstract: Esta pesquisa analisa a atuação política da Igreja Católica de Nova Iguaçu, por meio de seu jornal A Folha, no período de 1974 a 1981. Situa a Igreja Católica de Nova Iguaçu como componente de um campo de oposição definido na segunda metade da década de 1970. Avalia esse semanário católico enquanto representante da imprensa alternativa do período, observada como um fenômeno político de sua época, de busca por espaços de resistência na sociedade brasileira durante o regime militar. Nesse contexto, tendo em vista as mudanças que ocorreram na instituição, sobretudo, com o surgimento da Teologia da Libertação, este estudo verifica como A Folha contribuiu com a elaboração de um imaginário católico, definidor de uma identidade sócio-libertadora atribuída a setores da instituição. Para tal, identifica a crítica realizada pela Igreja Católica de Nova Iguaçu tanto à sociedade capitalista quanto ao regime militar. Nesse sentido, analisa como a luta por justiça social foi fator de politização desse setor da Igreja, evidenciando a utilização do discurso religioso na configuração de um conflito estabelecido ao nível das representações sociais. Palavras-chave: Cristianismo da Libertação Imaginário Regime Militar
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3443
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3732_Rafael_Cerqueira_do_Nascimento_0.pdf6.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.