Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3460
Title: Uma Análise do Alinhamento das Políticas Públicas do Setor Elétrico Brasileiro de Acordo Com As Conferências Mundiais de Meio Ambiente (1972-2002)
metadata.dc.creator: RABBI, D. S.
Issue Date: 4-Jul-2011
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: RABBI, D. S., Uma Análise do Alinhamento das Políticas Públicas do Setor Elétrico Brasileiro de Acordo Com As Conferências Mundiais de Meio Ambiente (1972-2002)
Abstract: Analisa o enquadramento da matriz energética brasileira em termos ambientais por meio de políticas públicas, com ênfase nas fontes renováveis de energia, em resposta às três Conferências Mundiais de Meio Ambiente das Nações Unidas, entre 1972 e 2002. Informa o ajustamento desta matriz com relação às pressões de setores organizados nacional e internacionalmente junto à opinião pública, sobretudo Organizações Não-Governamentais, como fundamentais para a readequação do sentido atribuído a esta matriz, historicamente construída por fatores econômicos. Esta valorização da dimensão ambiental sobre a econômica em resposta às imposições crescentes de setores afinados com o desenvolvimento sustentável evidencia um ―alinhamento ambiental‖ que contribui para a liderança brasileira em termos de sustentabilidade e abre espaço de atuação para os novos mercados verdes. Tal liderança internacional via matriz energética é questionável, pois o Estado é omisso na universalização do acesso à energia elétrica, recurso inexistente em áreas isoladas e/ou assentamentos rurais, problema timidamente contornado, especialmente a partir de 1992, com o uso de energias alternativas em caráter local.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3460
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_4629_Douglas_Silva_Rabbi.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.