Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3494
Title: A Controvérsia em Torno dos Escritos de Maimônides: o Fortalecimento do Discurso Identitário Judaico no Mishné Torá (1180-1204)
metadata.dc.creator: ROSADO, L. O.
Issue Date: 26-Jun-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ROSADO, L. O., A Controvérsia em Torno dos Escritos de Maimônides: o Fortalecimento do Discurso Identitário Judaico no Mishné Torá (1180-1204)
Abstract: Maimônides foi um rabino do século XII, autor do Mishné Torá, do Guia dos Perplexos e outras obras, as quais suscitaram polêmica no interior da comunidade judaica medieval. A hostilidade em torno dos escritos de Maimônides configurou a chamada controvérsia maimonidiana e teve três momentos importantes: em 1180; de 1230 a 1232; e de 1300 a 1306. Este estudo está inserido na primeira etapa dessa controvérsia, que se inicia em 1180 e se estende até o falecimento de Maimônides, em 1204. Essa fase se deu no Oriente e foi um conflito tanto político como religioso. Para fundamentar nossas análises, faremos uso do Mishné Torá, particularmente do Livro da Sabedoria, e de algumas das correspondências pessoais do autor. Acreditamos que Maimônides produziu seu código talmúdico com o intuito de orientar, ou ampliar, os ensinamentos da doutrina judaica em sua época. Um dos focos centrais deste trabalho é uma análise do discurso de Maimônides no Livro da Sabedoria, escrito sob o ambiente cultural do mundo muçulmano, no intuito de compreendê-lo como uma tentativa de fortalecimento da identidade judaica medieval a partir de uma sistematização racional da tradição talmúdica. Palavras-chave: Idade Média. Judaísmo. Maimônides. Mishné Torá. Identidade judaica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3494
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5469_ROSADO, L O.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.