Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3593
Title: Segregação Imposta no Contexto Da dinâmica Sócio-espacial da Cidade de Vitória (es):o Caso de Mangue Seco Andorinhas.
metadata.dc.creator: REZENDE, A.
Issue Date: 30-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: REZENDE, A., Segregação Imposta no Contexto Da dinâmica Sócio-espacial da Cidade de Vitória (es):o Caso de Mangue Seco Andorinhas.
Abstract: O trabalho problematiza o significado dos canais construídos pelo Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) nas várzeas do Riacho, iniciados no decênio de 1960, entre os municípios de Aracruz e Linhares. Com base na perspectiva teórica de Milton Santos, que permite assimilar a noção de Técnica enquanto recurso epistemológico para análise e interpretação do espaço geográfico, buscou-se compreender o processo de materialização dos canais enquanto obra de engenharia, configurando-se como estudo de caso do processo de materialização da constituição técnico-científica da configuração territorial capixaba, decorrente do período modernização do Espírito Santo. O trabalho permite, ainda, compreender a inflexão sobre o uso original dos canais, concebidos inicialmente para a promoção de áreas voltadas para a produção agrícola modernizada e que, atualmente, encontram-se sob controle da Aracruz Celulose (atual Fibria), causando consideráveis impactos sobre a sociedade local.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3593
Appears in Collections:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6039_aldo.pdf5.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.