Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3605
Title: O Isolamento no Hospital Colônia Pedro Fontes - Itanhenga/ES e a Característica da População do Educandário Alzira Bley no Período de 1937 a 2012.
metadata.dc.creator: PAVANI, E. C. R.
Issue Date: 29-Oct-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PAVANI, E. C. R., O Isolamento no Hospital Colônia Pedro Fontes - Itanhenga/ES e a Característica da População do Educandário Alzira Bley no Período de 1937 a 2012.
Abstract: Utiliza um banco de dados como fonte de pesquisa para a caracterização da população do Educandário Alzira Bley, localizado na BR 101 - km 9, bairro de Itanhenga, Cariacica/ES.desde, a sua fundação em 1937 até 2012. Caracteriza e analisa a população do Educandário, com as informações provenientes de uma fonte de dados documental e histórica contida nos dois livros de registros do Educandário e seus arquivos fotográficos. As informações sobre as 3.432 pessoas compõem um banco de dados e as fotografias foram digitalizadas. No estudo foram feitas entrevistas semi-estruturadas com funcionários e ex-internos do Educandário, que deram vida e movimento às análises dos gráficos e tabelas elaborados a partir do banco de dados. Para o embasamento teórico do estudo da população são empregados conceitos pertinentes à transição demográfica e à transição epidemiológica, às migrações forçadas, às redes migratórias e às características da população (sexo, idade, cor, origem e suas variações) que forneceram os elementos para a análise do estado da população em diferentes momentos históricos. A Geografia Histórica completa os referenciais teóricos desta investigação, pois muitas características geográficas requerem estudos históricos para uma explicação satisfatória de como chegaram ao que são hoje. O estudo do passado de um determinado lugar requer fontes que permitam recompor, mesmo que parcialmente, sua história. As fotografias, os depoimentos e livros de registros do Educandário propiciaram a caracterização da população que passou e/ou viveu no Educandário Alzira Bley ao longo destes 75 anos. Palavras-chave: Hanseníase. Hospital Colônia Pedro Fontes. Geografia da População. Geografia Histórica. Educandário Alzira Bley
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3605
Appears in Collections:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6817_elaine.pdf5.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.