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Title: As " Transformações" no Espaço Rural e a Atuação da Pedagogia da Alternância no Município de Rio Novi do Sul-ES
metadata.dc.creator: MORO, I. L.
Keywords: pedagogia da alternância;espaço rural
Issue Date: 24-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MORO, I. L., As " Transformações" no Espaço Rural e a Atuação da Pedagogia da Alternância no Município de Rio Novi do Sul-ES
Abstract: Este estudo visa analisar as transformações ocorridas no espaço rural do município de Rio Novo do Sul-ES, entrelaçando com a atuação do sistema educacional mediado pela Pedagogia da Alternância, com a qual esse município é contemplado, estabelecendo um paralelo entre a década de 60 e os dias atuais, o qual destaca que a vida rural está mudando, por isso olhar para o rural contemporâneo requer inicialmente que se atente para sua diversidade, da qual emergem possibilidades e simultaneamente preocupações, tendo em vista as novas funções que se vão consolidando e incorporando nas estratégias de reprodução de muitas das famílias que habitam esse espaço. Este trabalho enfatiza a Pedagogia da Alternância, levando em conta sua atuação em meio à dinâmica do espaço rural. Para alcançar o objetivo proposto, delineamos um plano de trabalho que buscou primeiramente realizar uma leitura e discussão bibliográfica, objetivando tanto a compreensão teórica sobre a historicidade da Pedagogia da Alternância quanto a contextualização agrária do estudo, discutindo a agricultura familiar e a pluriatividade e destacando a questão da juventude e a educação do campo. Em seguida, ocorreu um levantamento de indicadores espaciais para compreender a dinâmica rural, enfatizando alguns dados referentes à população rural e urbana do Espírito Santo e do município de Rio novo do Sul. Para a coleta de dados, procedeu-se à pesquisa de campo, a qual buscou pessoas ligadas à fundação da Escola Família Agrícola de Rio Novo do Sul e do MEPES e às lideranças das comunidades rurais de Rio Novo do Sul, bem como alguns ex-alunos da Escola Família Agrícola, o que possibilitou entrelaçar, em seguida, o debate teórico com as questões empíricas levantadas. Entre os resultados, há a necessidade de ressignificar a Escola Família Agrícola no município e despertar um novo olhar para o rural contemporâneo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3635
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