Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLINS, M. P. P.
dc.date.accessioned2016-08-29T15:08:36Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T15:08:36Z-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, M. L. S., A Ironia Como Produção de Humor e Crítica social: uma Análise Pragmática das Tiras de Mafaldapor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3691-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleA Ironia Como Produção de Humor e Crítica social: uma Análise Pragmática das Tiras de Mafaldapor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar o humor e a ironia veiculados através da linguagem de Mafalda, personagem das tiras em quadrinhos de Quino. Partindo da noção de ironia como uma afirmação de algo diferente do que se deseja comunicar, na qual o emissor deixa transparecer uma afirmação contrária por meio do contexto situacional ou entonação e observando três teorias da Pragmática: as máximas conversacionais do Principio da Cooperação (Grice, 1975), a Teoria da Relevância (Sperber e Wilson, 1986, 2005) e Atos de Fala (Austin 1990, e Searle 1969), serão analisadas dezesseis tiras de quadrinhos, protagonizadas por Mafalda, para mostrar como a estratégica irônica produz humor e crítica social.por
dcterms.creatorOLIVEIRA, M. L. S.
dcterms.issued2008-03-07
dcterms.subjectIroniapor
dcterms.subjecthumorpor
dcterms.subjectquadrinhospor
dcterms.subjectPragmáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Estudos Linguísticospor
dc.contributor.refereeVIDON, L. N.
dc.contributor.refereeKOCH, I. V.
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3075_Dissertação Monica Oliveira.pdf864.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.