Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3696
Title: (Des)enquadres Interativos nos Quadrinhos de Dik Browne e Zappa: um Estudo Sobre Os (des)alinhamentos de Helga e Jandira.
metadata.dc.creator: PEREIRA, J. S. L.
Keywords: Quadrinhos;Humor;Interação;Sociolingüística Interacional
Issue Date: 20-Jun-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PEREIRA, J. S. L., (Des)enquadres Interativos nos Quadrinhos de Dik Browne e Zappa: um Estudo Sobre Os (des)alinhamentos de Helga e Jandira.
Abstract: Tomando como corpus tiras de quadrinhos publicadas diariamente em jornais e em livros, este trabalho tem por objetivo analisar as atuações das personagens Helga e Jandira, verificando os seus alinhamentos/ (des)alinhamentos, tendo em vista que o comportamento observado nas interações das tiras não corresponde aos esquemas de conhecimentos que a sociedade tem internalizados. A análise a ser desenvolvida apresenta-se como de natureza qualitativa e interpretativa, já que focaliza as interações entre os personagens das tiras. Para isso, fundamenta-se em uma perspectiva de análise interacional, cujas bases teóricas partem, principalmente, das noções de estruturas de expectativas, esquemas de conhecimento e enquadres interativos, de Tannen & Wallat (1987), além das noções de footing (Goffman, 1979) e as definições de pistas de contextualização (Gumperz, 1982), baseando-se, ainda, na teoria da polidez (Brown & Levinson, 1987). O corpus, extraído dos livros O melhor de Hagar, o horrível, de Dik Browne (2006) e O bom humor de Gervásio... e o mau humor de Jandira, do cartunista capixaba Gilberto Zappa (1999), revela, por meio da análise, as estratégias de (des)alinhamentos e o (des)enquadre assumidos pelas personagens e, como conseqüência dessa atuação, a produção de humor depreendida das tiras de Browne e Zappa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3696
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3085_Dissertação Joseane Pereira.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.