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dc.contributor.advisorALMEIDA, J. C.
dc.creatorNOGUEIRA, M. O.
dc.date.accessioned2016-08-29T15:08:55Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T15:08:55Z-
dc.date.issued2013-09-13
dc.identifier.citationNOGUEIRA, M. O., Ethos discursivo e gênero canção: a construção das imagens de si e do outro nas canções de Os Afro-sambas.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3763-
dc.description.abstractA presente dissertação tenciona discutir a constituição do ethos discursivo, relacionado às cenas de enunciação e ao interdiscurso, em oito afro-sambas pertencentes ao LP homônimo, fruto da parceria firmada entre Vinícius de Moraes e Baden Powell na década de 1960. Tais canções apresentam em comum o culto a entidades místicas vinculadas às religiões de matriz africana e, de modo bem particular, tematizam o amor e a tristeza, em diversas nuances. Para tanto, o paradigma em que nos sustemos é o da Análise do Discurso de vertente francesa, notadamente a partir de suas novas tendências, numa abordagem alinhada a de Dominique Maingueneau (1997, 2005, 2008). Optamos por tal arcabouço teórico pelo fato de tal disciplina corresponder a uma metodologia de se estudar o discurso que leva em conta as condições sócio-históricas que o possibilita, postulado basilar da presente pesquisa, a qual tem por objetivo principal: observar o modo como o ethos/os ethé são construídos; analisa as canções do LP de 1966 compostas pelos músicos, tendo por base as noções de interdiscurso, cenas enunciativas e ethos discursivo. Oportuno ressaltar que, muito embora as análises levem em conta a dimensão musical como elemento significante na constituição do ethos, seu enfoque privilegiou a dimensão verbal. Partindo da análise de cada afro-samba, os resultados da pesquisa apontaram para a construção de imagens projetadas no discurso vinculadas tanto ao universo cultural/diaspórico do negro quanto ao universo amoroso tipicamente viniciano. Considerando os indícios interdiscursivos pôde-se notar que os afro-sambas foram construídos a partir da existência e reconhecimento do Outro. Por outro lado, as cenas de enunciação criadas apresentam como campo discursivo privilegiado o domínio religioso a partir de uma experiência vivida amorosa-sensual, cujo tom lastimoso colaborou para a construção de um enunciador tristonho, melancólico, sentimental.por
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectOs Afro-sambaspor
dc.subjectGênero cançãopor
dc.subjectInterdiscursopor
dc.subjectCenas enunciatpor
dc.titleEthos discursivo e gênero canção: a construção das imagens de si e do outro nas canções de Os Afro-sambas.por
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.referee1TOMAZI, M. M.
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, J. V.
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Estudos Linguísticospor
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

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