Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3782
Title: Hibridizando o ensino de inglês na Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo
metadata.dc.creator: SILVEIRA, N.
Keywords: Metodologia híbrida de aprendizagem de L2;Metodologia basea
Issue Date: 9-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SILVEIRA, N., Hibridizando o ensino de inglês na Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o desempenho em inglês como L2 de alunos submetidos a atividades em uma abordagem híbrida com o uso de ferramentas da internet na Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo. Um total de 40 alunos de duas turmas intactas foram divididos em dois grupos, o experimental (ensino tradicional + ambiente virtual) e o controle (ensino tradicional apenas). O referencial teórico revisou a literatura sobre abordagem de ensino de línguas estrangeiras baseada em tarefas, metodologias híbridas de ensino de L2, multiletramentos e novas tecnologias. A metodologia de pesquisa usada foi mista com dados qualitativos e quantitativos. O estudo avaliou o impacto de atividades on-line na aprendizagem de L2 e no desenvolvimento da autonomia e do letramento digital. Três tarefas usando variados sítios da internet foram administradas ao grupo experimental, seguidas de um questionário para cada uma, usado para a avaliação qualitativa. A análise quantitativa foi feita por meio de pré e pós testes analisados estatisticamente. Para esta pesquisa-ação, foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas e o diário da professora-pesquisadora como instrumentos de coleta de dados. De forma geral os resultados não mostraram ganhos estatisticamente significativos no tratamento, porém os resultados da análise qualitativa das impressões dos alunos-participantes sobre as tarefas realizadas revelaram que a abordagem híbrida de ensino de L2 pode ajudar os alunos a desenvolver a autonomia, motivação, um maior contato com a língua-alvo e o letramento digital.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3782
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8534_Dissertação - Nádia Silveira.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.