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Title: A constituição dos ethé de Amaro Neto, do Balanço Geral/ES : retórica, humor e encenação
metadata.dc.creator: Gazzoli, Janine Aparecida Bessa Banhos
Keywords: Retórica;Ethos;Apresentadores (Teatro, televisão, etc.) - Espírito Santo (Estado).;Amaro Neto;Balanço Geral ES (Programa de televisão)
Issue Date: 1-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Focada na construção de discursos persuasivos, a retórica se vale da exploração da razão e da afetividade como meios para alcançar o sucesso. Nesse sentido, o humor é bastante relevante em muitas ações retóricas. Com base no exposto, esta pesquisa investiga como são constituídos os ethé de Amaro Neto, âncora do Balanço Geral/ES, por meio de recursos retóricos, humorísticos, prosódicos e expedientes performáticos (cinésicos e proxêmicos). Partimos da hipótese de que o humor constitui a principal estratégia argumentativa usada por esse orador no processo de persuasão. Para tanto, tomamos como objeto de análise seis recortes de vídeos transmitidos pela TV Vitória nos anos de 2009 a 2011, de grande repercussão na internet. Este estudo objetiva não apenas identificar as técnicas mobilizadas por Amaro Neto para gerar efeito de sentido humorístico e observar como tais recursos são capazes de construir determinadas imagens do orador em questão, mas também como o humor se articula com outras técnicas argumentativas – caso das escolhas lexicais, dos argumentos, das figuras retóricas, da prosódia, dos gestos e dos movimentos – para mover a atenção do auditório. Para a elaboração desta dissertação, baseamo-nos, principalmente, em pressupostos teóricos da Retórica aristotélica (ARISTÓTELES, 1991, 2005, 2007), da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005; MEYER, 2007; REBOUL, 2004; AMOSSY, 2013) e de estudiosos do humor (BERGSON, 2007; FREUD, 1905; RASKIN, 1985; TRAVAGLIA, 1990, 1992; POSSENTI, 1998, 2013; CARMELINO, 2012). As análises, que levam em conta a linguagem verbal e a não verbal que compõem os recortes, evidenciam que Amaro Neto constrói o ethos de ator irreverente para angariar e manter a atenção de seu auditório.
Focused on building persuasive speeches, the rhetoric resorts the exploration of reason and affectivity as the means to achieve success. In this sense, humor is very relevant in many rhetorical actions. Based on the above, this research investigates how the ethe of Amaro Neto, anchor Balance Geral/ES, are made through rhetorical, humorous and prosodic devices and performers expedients (kinesic and proxemic). Our hypothesis is that humor is the main argumentative strategy used by this speaker in the persuasion process. To this end, we take as the object of analysis six clippings videos broadcast on TV Vitória in the years 2009-2011, of great repercussion on the internet. This study aims not only to identify the techniques deployed by Amaro Neto to generate humorous sense and observe how these resources are able to build certain images of the speaker in question, but also how the humour interacts with other argumentative techniques – case of lexical choices, the arguments and rhetorical figures – to move the attention of the audience. To produce this work, we relied mainly on theoretical assumptions of aristotle's Rhetoric (ARISTOTLE, 1991, 2005, 2007), the New Rhetoric (PERELMAN; OLBRECHTSTYTECA, 2005; MEYER, 2007; REBOUL, 2004; AMOSSY, 2013) and scholars of humour (BERGSON, 2007; FREUD, 1905; RASKIN, 1985; TRAVAGLIA, 1990, 1992; POSSENTI, 1998, 2013; CARMELINO, 2012). The analyzes, which take into account the verbal and non-verbal that make up the clippings, show that Amaro Neto builds the irreverent actor ethos to raise and maintain the attention of your audience.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3795
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

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