Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3796
Title: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM TEMPOS DE ESPETÁCULO: CENOGRAFIAS E ETHOS DO ITAÚ NA CAMPANHA #ISSOMUDAOMUNDO
metadata.dc.creator: LEITE, R. M. F.
Keywords: Análise do Discurso;dicurso publicitário;ethos;cenografia
Issue Date: 19-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LEITE, R. M. F., UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM TEMPOS DE ESPETÁCULO: CENOGRAFIAS E ETHOS DO ITAÚ NA CAMPANHA #ISSOMUDAOMUNDO
Abstract: Considerando que a publicidade movimenta toda a sociedade e seus sujeitos e interfere em seus comportamentos, suas identidades e suas culturas, nossa pesquisa objetiva entender como o discurso publicitário busca no interdiscurso sustentação para compor cenografias espetacularizadas, de modo a conferir um ethos institucional socialmente responsável a empresas, no caso o banco Itaú, a partir da análise do corpus composto pela campanha #issomudaomundo, em circulação entre 2013 a 2015. A perspectiva teórica é embasada na Análise do Discurso Francesa de modo geral, com recorte baseado nas categorias de cenografia e ethos propostas por D. Maingueneau; o trabalho também inclui um panorama sociológico da sociedade pós-moderna, apoiada em teóricos como M. Sodré, N. Canclini e Z. Bauman. Os resultados apontam que cenografias cuidadosamente elaboradas para anúncios associados a mundos éticos socialmente responsáveis ensejam tocar emocionalmente consumidores que partilham dos mesmos anseios, edificando um ethos institucional cidadão para a marca Itaú e ocultando os sentidos comerciais/financeiros que lhe são constitutivos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3796
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9067_Dissertação para defesa.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.