Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3809
Title: Análise Crítica do Debate Sobre Caçadas de Pedrinho na Imprensa: Racismo, Controle Discursivo e Polarização Ideológica.
metadata.dc.creator: ANDRADE, P. R.
Issue Date: 26-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ANDRADE, P. R., Análise Crítica do Debate Sobre Caçadas de Pedrinho na Imprensa: Racismo, Controle Discursivo e Polarização Ideológica.
Abstract: RESUMO Nesta dissertação é apresentada uma análise crítica sobre o controle sociocognitivo e ideológico no discurso do jornal Folha de S. Paulo sobre a controvérsia ocorrida entre os anos de 2010 e 2012 em torno do livro Caçadas de Pedrinho (1933), de Monteiro Lobato. Esta obra foi denunciada pelos movimentos da causa negra como sendo imprópria para distribuição nas escolas, sem uma nota que contextualizasse o momento de sua produção e o teor racista. O corpus analisado se constitui de cinco notícias, selecionadas de um grupo de 15 que versaram sobre o caso no período entre outubro de 2010 e setembro de 2012. O referencial teórico deste estudo está ancorado sobretudo nas pesquisas sobre racismo, ideologia e discurso do linguista Teun van Dijk (1987, 1991;1995;2000;2008;2009; 2012a; 2012b; 2012c; 2015), em diálogo com os sociólogos Kabengele Munanga (1999) e Jacques d Adesky (2009), dentre outros. O método de abordagem utilizado é o qualitativo-interpretativo, sendo as análises orientadas pelas categorias do contexto sociocognitivo e do discurso elencadas por van Dijk. A pesquisa demonstrou que ainda ocorre a manutenção de uma definição preferida para a exposição de questões étnicas como problema, a partir da manipulação do contexto e da ratificação no discurso de estratégias ideológicas de autoapresentação positiva e de outroapresentação negativa, observadas e validadas tanto no nível global, como no nível local da notícia. Palavras-chave: Discurso Jornalístico. Análise Crítica do Discurso. Racismo. Ideologia. Caçadas de Pedrinho.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3809
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9571_Dissertação Patricia Ricardo Andrade.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.