Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3881
Title: "Análise da influência do rio Santa Maria da Vitória na Baía de Vitória, através da modelagem computacional: uma contribuição ao processo de enquadramento"
metadata.dc.creator: SALDANHA, J. C. S.
Issue Date: 23-May-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SALDANHA, J. C. S., "Análise da influência do rio Santa Maria da Vitória na Baía de Vitória, através da modelagem computacional: uma contribuição ao processo de enquadramento"
Abstract: As costas e os estuários são ambientes nos quais as atividades humanas têm causado uma grande variedade de alterações. Dentre estas, está a utilização cada vez mais intensa e descontrolada dos recursos hídricos, que vêm resultando em diversos conflitos de qualidade e quantidade de água. Para que ações de controle e monitoramento possam ser adotadas com eficácia, visando atenuar os danos provocados por tais práticas, faz-se necessário conhecimento à respeito dos padrões de circulação dos corpos d´água em questão, bem como da sua correlação com a qualidade das águas. No presente estudo, foi implementado um modelo computacional, denominado SisBAHIA, na região que compreende o trecho final do rio Santa Maria da Vitória e a Baía de Vitória. Após calibração e validação do modelo, associou-se às características hidrodinâmicas da região aspectos ligados à qualidade de suas águas, realizando-se simulações de transporte de constituintes. Através destas simulações foi possível analisar a influência da vazão do rio no comportamento da intrusão salina, correlacionar as condições de vazão fluvial e maré com as concentrações geradas na região do estuário da Baía de Vitória, após o lançamento de um constituinte conservativo e avaliar a qualidade das águas na região depois de realizado o lançamento de um constituinte não conservativo, fazendo uso de diversos cenários de vazão do rio e marés. Pretende-se que os resultados obtidos, contribuam para o processo de enquadramento das águas da Baía de Vitória, além de fornecerem dados que possibilitem o acesso a informações, auxiliando nas tomadas de decisões e no gerenciamento costeiro da região de estudo, visando melhoria nas condições de vida das populações usuárias da baía.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3881
Appears in Collections:PPGEA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2640_Dissertação - Impressão Final OK1.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.