Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3902
Title: Integração entre a gestão de recursos hídricos e a gestão municipal urbana: estudo da inter-relação entre instrumentos de gestão.
metadata.dc.creator: MARINATO, C. F.
Issue Date: 29-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MARINATO, C. F., Integração entre a gestão de recursos hídricos e a gestão municipal urbana: estudo da inter-relação entre instrumentos de gestão.
Abstract: Visando contribuir para a integração entre a gestão de recursos hídricos e a gestão municipal, o presente trabalho tem como objetivos: avaliar a interrelação entre os instrumentos de gestão de recursos hídricos e de gestão municipal urbana; identificar as possibilidades de integração entre os instrumentos dessas gestões; propor estratégias que possibilitem a efetivação da integração destes instrumentos de gestão e avaliar propostas de integração apontadas pela literatura. A importância dessa temática baseia-se na complexidade das interações entre os uso e ocupação do solo e os recursos hídricos e, conseqüentemente, no entendimento da necessidade e nos desafios da gestão integrada. Metodologicamente, embasado por revisão bibliográfica sobre gestão de recursos hídricos, gestão municipal e sobre a integração destas, e por entrevistas e reuniões técnicas, foram identificados os instrumentos de gestão municipal urbana que, posteriormente, foram agrupados de forma sistemática e realizada a inter-relação com os instrumentos da gestão de recursos hídricos. Como conclusão, diferentemente dos trabalhos apontados pela literatura, este não busca definir instrumentos específicos potenciais para a integração, apontam-se várias possibilidades de integração a partir dos instrumentos de gestão em estudo. As afinidades apresentadas entre os instrumentos balizam direcionamentos de como estes podem ser agrupados, e embasam estratégias que podem ser utilizadas com o objetivo de integração, as quais poderão ser distintas para cada situação, possibilitando a integração nos diversos contextos e etapas do processo de gestão; desde o planejamento até a implementação. Além disso, a avaliação de propostas de integração apontadas pela literatura, à luz das possibilidades de integração apresentadas, substancia os resultados do presente trabalho.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3902
Appears in Collections:PPGEA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2715_Dissertacao_Cristina_Fiorin_Marinato.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.