Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3905
Title: Avaliação de turfa em barreira reativa permeável para a remediação de meios porosos contaminados com Naftaleno e TEX.
metadata.dc.creator: PEREIRA, C. L. M.
Keywords: Barreira reativa permeável;protótipos;aqüífero;turfa;hid
Issue Date: 26-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PEREIRA, C. L. M., Avaliação de turfa em barreira reativa permeável para a remediação de meios porosos contaminados com Naftaleno e TEX.
Abstract: O presente trabalho estudou a possibilidade do uso de barreira reativa permeável (BRP) composta de turfa e areia para a remediação de hidrocarbonetos em aqüíferos utilizando quatro protótipos de aqüíferos em modelos reduzidos construídos em acrílico. Os hidrocarbonetos utilizados foram Naftaleno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno. Além disso, também foi realizado um ensaio com um traçador (rodamina B) com objetivo de verificar a eficiência da BRP na retenção de contaminantes orgânicos. Foram testados três casos para o uso de BRP, no caso I foi construída uma barreira reativa permeável no aqüífero composta de areia e turfa. No caso II, além da BRP, houve bioestimulação do crescimento de microorganismos do solo. E no caso III além, da BRP e da bioestimulação, foram inoculados na barreira reativa bactérias com capacidade de remediação de naftaleno, diesel e gasolina. Como controle, foi utilizado um protótipo contendo somente areia, sem BRP. Os efeitos dos diferentes tratamentos podem ser melhor observados para o naftaleno. Para o tolueno, etilbenzeno e xileno a adsorção foi o efeito mais importante na retenção do contaminante no protótipo em todos os casos com BRP. Foi constatado que houve a biodegradação no interior dos protótipos. Os experimentos tanto com contaminantes como com traçador evidenciam a capacidade de adsorção de uma BRP feita com areia e turfa e sua potencial aplicação em casos reais de campo. Destacando que barreiras de contenção da pluma de contaminação podem ser construídas usando materiais de baixo custo e que podem ser encontrados em regiões alagadas. Palavras
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3905
Appears in Collections:PPGEA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3109_DissertacaoCatarina.pdf12.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.