Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3998
Title: O IMPACTO DA QUALIDADE DAS VIAS NAS POLÍTICAS DE REABASTECIMENTO DE TRANSPORTADORES RODOVIÁRIOS DE CARGA
metadata.dc.creator: SILVA, H. L. F.
Issue Date: 24-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SILVA, H. L. F., O IMPACTO DA QUALIDADE DAS VIAS NAS POLÍTICAS DE REABASTECIMENTO DE TRANSPORTADORES RODOVIÁRIOS DE CARGA
Abstract: "Pelo crescimento de sua importância ao longo dos anos dentro de uma empresa ou em sua cadeia de suprimento, as decisões de logística cada vez mais impactam nos negócios nos quesitos de competitividade e de agregação de valor ao cliente e aos acionistas. Dentro do escopo logístico, por possuir uma importância fundamental e um custo visível, o transporte recebe tradicionalmente grande atenção gerencial. Os gastos com combustíveis representam 35% do custo total das empresas transportadoras de cargas rodoviárias. Quando analisados os custos com combustíveis, foram observadas variações nos preços entre as regiões, estados e cidades, o que faz com que o custo total com combustível de um veículo, ao realizar uma rota, dependa diretamente de como será definida a política de reabastecimento. Outra condição que impacta nos custos logísticos de transporte do modo rodoviário é o estado de conservação das vias. Além de ser fundamental para o desenvolvimento do país, redução de acidentes e sustentabilidade, a infraestrutura rodoviária influencia nos tempos de viagem, custos operacionais dos veículos e emissão de poluentes. Dentro desse contexto, o trabalho tem como objetivo propor o desenvolvimento de um modelo matemático de tomada de decisão, para estabelecer uma política de reabastecimento de combustível de uma rota fixa considerando a variação do preço do combustível ao longo da rota e o impacto da qualidade da pavimentação das rodovias brasileiras nestas rotas. Espera-se que este modelo poderá auxiliar as tranportadoras nas tomadas de decisões e, com isso, reduzir sensivelmente seus custos de transporte. Palavras-chaves: Logística, Transporte Rodoviário, Otimização, Reabastecimento de Veículos, Impacto da Pavimentação nos Custos Operacionais."
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3998
Appears in Collections:PPGEC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9439_Dissertação de Mestrado - Henrique Lugon.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.