Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4007
Title: Implementação de Modelo de Otimização da Política de Reabastecimento para Transportadores Rodoviários de Carga
metadata.dc.creator: REDUZINO, L. M.
Issue Date: 18-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: REDUZINO, L. M., Implementação de Modelo de Otimização da Política de Reabastecimento para Transportadores Rodoviários de Carga
Abstract: A administração do transporte é fundamental para a competitividade das empresas visto que o transporte representa uma grande parcela do custo logístico total. Em paralelo a isso, sabe-se que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que um dos maiores custos das transportadoras é com o combustível (estima-se que 17% de todo o custo logístico existente nas empresas transportadoras seja gasto com diesel). Analisando a literatura existente, é possível encontrar alguns modelos de otimização que se aproveitam da diferença de preços do diesel entre os diferentes postos de abastecimento para reduzir os gastos das transportadoras com combustível. Dentro desse contexto, pode-se selecionar também algumas patentes sobre assuntos próximos ao tema. Desta forma, esse trabalho descreve o desenvolvimento de um aplicativo de fácil acesso aos usuários por meio de aparelhos móveis que se utiliza desses modelos e trabalha como um sistema de suporte de decisão para reduzir o custo operacional de empresas transportadoras de cargas rodoviárias brasileiras.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4007
Appears in Collections:PPGEC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9614_Luciano Marques Reduzino.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.