Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4090
Title: Partida de Motores de Indução com Limitação Supercondutora: Estudo Conceitual e por Simulação
metadata.dc.creator: URTUBI, I. L. V.
Keywords: Motores elétricos de indução;Supercondutividade;
Issue Date: 29-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: URTUBI, I. L. V., Partida de Motores de Indução com Limitação Supercondutora: Estudo Conceitual e por Simulação
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre a limitação da corrente de partida de motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo através da utilização de materiais supercondutores que, sob certas condições, apresentam resistência elétrica nula à passagem da corrente elétrica. O material supercondutor em consideração deve ser imerso em nitrogênio líquido para que seja resfriado a 77K (-195,6°C). Nessa temperatura ele apresenta uma resistência elétrica nula. Também já se sabe que essa supercondutividade é destruída quando se ultrapassa algum dos três parâmetros: Temperatura crítica (Tc), Densidade de corrente crítica (Jc) ou Campo magnético crítico (Hc). No nosso estudo relaciona-se a densidade de corrente crítica (Jc) com a corrente crítica (Ic), pois quando ultrapassada, a resistência elétrica do material deixa de ser nula. Portanto, para a limitação da corrente de partida inseri-se um supercondutor entre a fonte de alimentação e o estator do motor de indução trifásico (MIT). Na partida a corrente é muito elevada ultrapassando a corrente crítica (Ic) do supercondutor. Nesse momento, o supercondutor passa a ser condutor e é inserida uma resistência elétrica no circuito provocando uma redução imediata da corrente de partida. Quando a corrente cai abaixo da corrente crítica (Ic), ele volta a ser supercondutor retirando a resistência elétrica do circuito, comportamento também apresentado para o motor operando em regime permanente. É apresentada uma metodologia de projeto dos valores de resistência elétrica e corrente crítica (Ic) do limitador supercondutor. Os resultados obtidos da simulação comprovam a validade do método, bem como a viabilidade de se limitar a corrente de partida do motor de indução trifásico (MIT) com essa tecnologia.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4090
Appears in Collections:PPGEE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2863_DissertacaoMestradoIsmaeldelaVargaUrtubi.pdf850.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.