Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4104
Title: Projetos de Aprendizagem Mediados por Ambientes Virtuais no Ensino de EngenhariaEl trica
metadata.dc.creator: Edson Pereira Cardoso
Keywords: 1;Aprendizagem - Projetos;2;Ensino auxiliado por computad
Issue Date: 28-Sep-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: Edson Pereira Cardoso, Projetos de Aprendizagem Mediados por Ambientes Virtuais no Ensino de EngenhariaEl trica
Abstract: As experiências relacionadas à metodologia de projetos de aprendizagem têm sua origem nas formulações de John Dewey no início do século XX. A concepção de projeto de aprendizagem defendida nesta pesquisa alia às formulações de Dewey as propostas da professora Lea Fagundes. Esta metodologia tem o aluno como responsável pela sua aprendizagem e reflete os conceitos construtivistas de Piaget. A integração e a construção de conhecimento via projetos é facilitada com o uso dos ambientes virtuais para apoio à aprendizagem que são softwares que permitem interações síncronas ou assíncronas além de possibilitar o registro de todo o caminho percorrido pelo estudante e de todas as atividades de uma disciplina. A partir de dados coletados, no período de 2003 a 2007, em atividades escolares de disciplinas do terceiro período letivo do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo pretende-se analisar (a) em que medida os ambientes virtuais de aprendizagem e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação acrescentam na formação do estudante de engenharia, em relação às práticas pedagógicas presenciais e (b) em que medida os projetos de aprendizagem contribuem para o enfrentamento dos problemas que temos, hoje, no ensino de engenharia elétrica
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4104
Appears in Collections:PPGEE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2287_TeseDoutoradoEdsonPereiraCardoso.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.