Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4310
Title: Título da dissertação: Uma Abordagem OpenFlow para Tratamento de Falhas na Topologia Hipercubo com Compactação de Tabelas de Encaminhamento.
metadata.dc.creator: LIMA, D. S. A.
Keywords: SDN;OpenFlow;XOR;Data Center
Issue Date: 16-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LIMA, D. S. A., Título da dissertação: Uma Abordagem OpenFlow para Tratamento de Falhas na Topologia Hipercubo com Compactação de Tabelas de Encaminhamento.
Abstract: Em data centers centrados em servidores estes não somente participam no processamento dos dados, mas também no encaminhamento do tráfego de rede. Uma possível topologia de interligação dos servidores em um data center é o hipercubo. Nele, o encaminhamento de pacotes é normalmente baseado em operações de XOR, que calcula qual o vizinho mais próximo do destino de forma bastante eficiente . Porém se por um lado essa simplicidade contribui para o aumento da vazão e diminuição da latência, por outro o encaminhamento só funciona caso o hipercubo esteja completo, ou seja, na inexistência de falhas de nó ou enlace. O uso de SDN e do protocolo OpenFlow pode ser uma alternativa para garantir o encaminhamento de tráfego nessas situações. Entretanto, a adoção de tabelas de encaminhamento em topologia hipercubo possui um alto custo relacionado ao grande número de entradas nessas tabelas, que crescem em escala exponencial. Nesse contexto este trabalho apresenta uma proposta, baseada na tecnologia OpenFlow, para o tratamento de falhas em hipercubos incluindo a redução do número de entradas nas tabelas de encaminhamento, com taxa de compactação logarítmica, proporcional ao número de dimensões do hipercubo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4310
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9891_Ata de Defesa.pdf665.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.