Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4343
Title: Entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental: O caso da pesca artesanal e a configuração de um cenário de injustiça ambiental em Regência Augusta - ES.
metadata.dc.creator: LEONARDO, F. A. M.
Keywords: Pesca Artesanal;Desenvolvimento Econômico;Preservação Ambi
Issue Date: 10-Dec-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LEONARDO, F. A. M., Entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental: O caso da pesca artesanal e a configuração de um cenário de injustiça ambiental em Regência Augusta - ES.
Abstract: Este trabalho teve como ponto de partida uma reflexão sobre a atual conjuntura econômica do estado do Espírito Santo, que tem se destacado como grande produtor e exportador de commodities. Nos últimos anos a faixa costeira deste estado tem se constituído em um espaço de grandes intervenções dessas atividades, especialmente aquelas relacionadas à mineração, celulose, petróleo e gás, além da infraestrutura portuária. Diante desse quadro, o objetivo dessa pesquisa é compreender como os grupos locais, muitas vezes invisibilizados por essas atividades econômicas e ltamente dependentes do ambiente para a manutenção de suas tradições culturais e sociais, estão vivenciando as transformações sociais que vem ocorrendo em seus locais de moradia e trabalho, decorrentes dessas atividades. Enquanto lócus empírico, elegemos o distrito de Regência Augusta, localizado no município de Linhares-ES, como campo de estudo, por se tratar de um palco simultâneo de ações tanto desenvolvimentistas (atividades de petróleo e gás), quanto preservacionistas (criação de UCs, Projeto TAMAR), que vem coexistindo com a atividade da pesca artesanal na região. No que tange aos objetivos específicos, buscar-se-á compreender como os pescadores e pescadoras artesanais dessa localidade estão vivenciando e percebendo os processos de mudanças sociais, sobretudo na atividade pesqueira, ocasionados por essa emergência de ações desenvolvimentistas e preservacionistas. Palavras-chave: Pesca Artesanal, Desenvolvimento Econômico, Preservação Ambiental, Regência Augusta.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4343
Appears in Collections:PPGCSO - Dissertações de mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.