Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4379
Title: INDUÇÃO de Sistema de Defesa do Mamoeiro Como Resposta à Elicitores Quimico (oxido Nitrico) e Biológico (saccharomyces Cerevisiae)
metadata.dc.creator: MIRELLA P. SANTOS
Issue Date: 28-Feb-2005
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MIRELLA P. SANTOS, INDUÇÃO de Sistema de Defesa do Mamoeiro Como Resposta à Elicitores Quimico (oxido Nitrico) e Biológico (saccharomyces Cerevisiae)
Abstract: RESUMO A levedura, S. cerevisiae e o óxido nítrico (NO) têm sido estudos na indução de respostas de defesa não específicos em plantas. Mudas de mamoeiro foram tratadas nitroprussiato de sódio (SNP) e extrato de S. cerevisiae. O extrato levedura induziu na cv Golden um aumento na concentração de fenóis livres (39%) e ligados (35%) 72 hs após o tratamento. Na cv. Sunrise Solo os fenóis ligados aumentaram 30% após 120 hs. As cvs. Golden e Sunrise Solo apresentaram aumento de 63% e 52% na concentração de fenóis livres 72 hs, após o tratamento com SNP. A atividade de peroxidase aumentou em 336% e 225% em "Golden" e "Sunrise Solo" 168 hs após tratamento com levedura. A atividade de peroxidase nas cvs. Golden e Sunrise Solo apresentaram aumento de 219 % e 203%, 168 hs após o tratamento com SNP. As mudas de "Golden" e "Sunrise Solo" apresentaram aumento de 46 % e 24%, nos valores de carboidratos solúveis totais após 24 hs do tratamento com extrato de levedura, e de 28% e 32% após o tratamento com SNP. As concentrações de sacarose, em 24 hs, de "Golden " e "Sunrise Solo" foram aumentados em 65% e 72% após tratamento com levedura e de 47% e 34% após tratamento com SNP. Os tratamentos com extrato de levedura e SNP causaram aumento da expressão do gene responsável pela produção da peroxidase ligada a produção de lignina 8 hs. O gene npr1 e o gene sod-Mn não tiveram sua expressão alterada
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4379
Appears in Collections:PPGBV - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2670______DISSERTAÇÃO_MESTRADO_MIRELLA_-__PDF.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.