Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4381
Title: EFICIÊNCIA Fotoquímica das Plantas e Atividade da Enzima Pectinametilesterase na Polpa de Frutos de Mamoeiro (carica Papaya L.)
metadata.dc.creator: RENATA V.FONTES
Issue Date: 17-Feb-2005
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: RENATA V.FONTES, EFICIÊNCIA Fotoquímica das Plantas e Atividade da Enzima Pectinametilesterase na Polpa de Frutos de Mamoeiro (carica Papaya L.)
Abstract: RESUMO Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de detectar, por meio da técnica de emissão da fluorescência da clorofila, estresses nas plantas de mamoeiro das cultivares Tainung e Sunrise Solo, visando melhorar o manejo pré-colheita da cultura. Os experimentos foram conduzidos no campo e, mensalmente, foram feitas medidas de emissão da fluorescência da clorofila a, da concentração de nitrogênio, fósforo e potássio no pecíolo foliar e da atividade da redutase do nitrato nas folhas. Os valores de amplitude de temperatura dia/noite, temperatura máxima e pluviosidade mensal da região foram obtidos de uma estação metereológica do INMET no Incaper/Linhares-ES. Os resultados apresentados permitiram concluir que altos valores de amplitude de temperatura dianoite causaram aumento da fluorescência inicial e redução da eficiência fotoquímica apenas nas plantas da cultivar Tainung, que também apresentaram sua eficiência fotoquímica mais sensível ao aumento de temperatura do que as plantas da cultivar Sunrise Solo, que apresentaram sua eficiência fotoquímica mais sensível às variações de pluviosidade. O teor de nitrogênio no pecíolo da folha apresentou-se elevado quanto maior era o teor de fósforo e potássio no pecíolo foliar das cultivares Tainung e Sunrise Solo. A atividade da enzima redutase do nitrato aumentou com a concentração de nitrogênio nas plantas das duas cultivares. Os valores de correlação, entre eficiência fotoquímica e atividade da redutase do nitrato, apresentados pelas cultivares, mostraram que a eficiência fotoquímica das plantas da cultivar Sunrise Solo é mais dependente da atividade da redutase do nitrato do que a eficiência fotoquímica das plantas da cultivar Tainung. Baseado nos resultados, conclui-se que a eficiência fotoquímica do fotossistema II, obtida por meio da técnica de emissão da fluorescência da clorofila a, pode ser utilizada como ferramenta para indicar estresse em plantas de mamoeiro, visando melhorar o manejo na pré-colheita da cultura.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4381
Appears in Collections:PPGBV - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2673_texto da dissertação.pdf393.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.