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Title: Fluxos globais e intra-urbanos: subsídios para seu planejamento em Vitória
metadata.dc.creator: Assis, Leandro Camatta de
Keywords: Planejamento Urbano;mobilidade urbana;fluxos intra-urbanos;Urban planning; urban mobility; intra-urbans flows
Issue Date: 9-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Trata-se de um estudo das interações e conflitos entre as distintas escalas dos fluxos da produção global e da mobilidade urbana sobre o território da cidade, particularmente de Vitória, Espírito Santo. A partir da análise das conseqüências das novas tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes sobre as relações econômicas e humanas, se propõe o estudo das características das duas camadas que atuam sobre o território. Da escala da produção global, foram considerados os impactos das grandes corporações, suas redes físicas e sua força como agente territorial na criação e patrocínio de planos. Na análise do local, foram considerados os movimentos intra-urbanos de deslocamentos humanos e, principalmente os motivos das viagens. A partir da sobreposição das camadas supracitadas se procurou observar as interações, conflitos e sinergias entre as camadas A intervenção nos fluxos demanda de um coerente planejamento das regiões atratoras de viagens, para que áreas com carência de infra-estrutura e serviços de transporte público não sejam sobrecarregadas. Por fim, como objetivo geral, gerar com base nas interações encontradas na sobreposição, uma lista de subsídios para o planejamento dos fluxos urbanos. Palavras-chave: Planejamento Urbano, mobilidade urbana, fluxos intraurbanos.
One is about a study of the interactions and conflicts between the distinct scales of the flows of the global production and urban mobility on the territory of the city, particularly of Vitória, Espírito Santo. From this analysis of the consequences of the new technologies of the information, of the ommunication and the transports on the economic and humans relations, if it considers the study of the characteristics of the two layers that act on the territory. Of the scale of the global production, the impacts of the great corporations, its physical nets and its force had been considered as territorial agent in the creation and sponsorship of plans. In the analysis of the place, the intra-urban movements of human displacements e had been considered, mainly the reasons of the trips. From the overlapping of the above-mentioned layers if it looked for to observe the interactions, conflicts and synergies between the layers the intervention in the flows demand of a coherent planning of the atract regions of trips, so that areas with infrastructure lack and services of public transport are not overloaded. Finally, as objective generality, generate with the basis in the interactions found in the overlapping, a list of subsidies for the planning of the urban flows
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4386
Appears in Collections:PPGAU - Dissertações de mestrado

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