Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4406
Title: O novo paradigma do saber e os dispositivos urbanos para uma cidade educadora.
metadata.dc.creator: FERREIRA, A. L. T. D.
Issue Date: 20-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FERREIRA, A. L. T. D., O novo paradigma do saber e os dispositivos urbanos para uma cidade educadora.
Abstract: Discute a formação de dispositivos urbanos que possuem como característica promover a interação, a conexão, a inclusão e o aprendizado dentro do novo paradigma do saber, o qual corresponde ao processo de implicação/ multiplicação entre espaço do saber e espaço urbano, provocado por diversos agenciamentos. Resgata a importância do espaço físico na cidade contemporânea perante a propagação crescente do ciberespaço como aquele que para muitos teóricos parece ser o futuro da humanidade. Trata ainda da importância do saber em diversos campos, como a Filosofia, a Sociologia, a Educação, e, sobretudo a Arquitetura e o Urbanismo, destacando a necessidade de se pensar a cidade segundo esse estatuto do saber. Mostra como os dispositivos urbanos são encontrados na agenda das políticas públicas. Nesse contexto, utiliza como modelo a poligonal 1 do município de Vitória, composta por oito comunidades que se autodenominam Território do Bem, enfatizando como a apropriação e a produção endógena de espaços contribuem para a formação dos dispositivos urbanos. Além disso revela a atuação da Prefeitura Municipal de Vitória por meio do Plano Plurianual 2010/2013, apontando as ações e os programas que contribuem para a formação de dispositivos urbanos. Os resultados demonstram que os dispositivos urbanos são ferramentas participativas de gestão e planejamento da cidade, contribuindo para o processo de autonomia e emancipação social.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4406
Appears in Collections:PPGAU - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5550_DISSERTAÃ-Ã-O_AGNES.pdf6.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.