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Title: OS/AS Professores/as de Educação Física e Sua Condição Docente; Aprendizagens e Sentidos da Profissão
metadata.dc.creator: FRAGA, R. D.
Issue Date: 20-May-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FRAGA, R. D., OS/AS Professores/as de Educação Física e Sua Condição Docente; Aprendizagens e Sentidos da Profissão
Abstract: Trata-se de um estudo que busca compreender a constituição da docência a partir das narrativas de 12 professores/as de Educação Física do sistema Municipal de Ensino de Vitória/ES. São sujeitos, autores de suas práticas, os quais, ao longo de suas trajetórias e contextos sociais em que vivem/viveram, constroem e reconstroem conhecimentos que se instauram em seus cotidianos, para além das aprendizagens advindas dos seus processos acadêmicos de formação. Dessa maneira, a formação é entendida em seu caráter dinâmico e, sempre, inacabado. O objeto central do estudo foi delimitado a partir da seguinte questão: como nos constituimos professores/as de Educação Física? Nessa questão, perpassam as vivências nos contextos sociais/pessoais, nos processos de formação (inicial e continuada) e nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. Parte do pressuposto de que a escola é locus privilegiado em que a docência se instaura, o que justifica a opção de pesquisa com professores/as atuantes na regência de classe. A escolha dos sujeitos e a coleta de informações aconteceram em etapas e, em cada uma delas, foram utilizados diferentes instrumentos: o questionário, o memorial e a entrevista. Partia da análise das informações levantadas por um instrumento e, ao atentar para a necessidade de ampliação ou aprofundamento das informações obtidas, outro recurso de coleta era utilizado no transcurso da pesquisa. O diálogo teoria/empiria foi feito ao longo do texto numa articulação entre a teoria estudada e os dados levantados com os sujeitos, em que mereceram destaque: a constituição da identidade profissional, a formação e a aprendizagem da docência, a docência praticada e os motivos que levam à permanência na profissão. A análise dos dados mostra os modos singulares de professores/as se perceberem nesse processo de constituição docente, reconfigurados de acordo com os papéis e lugares sociais em que vivem/viveram. A pesquisa pode colaborar para um melhor entendimento da profissão professor/a de Educação Física, bem como contribuir na elaboração de novas políticas e propostas de formação de professores/as e prática docente.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4604
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