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Title: SIGNIFICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE UMA PROFESSORA
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, R. G.
Keywords: Profissão;Docência;Identidades;
Issue Date: 30-Mar-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, R. G., SIGNIFICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE UMA PROFESSORA
Abstract: O objeto de estudo desta investigação foi compreender a significação da disciplina Educação Física a partir das práticas de docência de uma professora, bem como do seu olhar sobre essas práticas. Esta pesquisa tem, como objetivos específicos, entendê-las em diálogo com a literatura e indicar caminhos para novas compreensões acerca dessa profissão. Além disso, objetiva analisar como essas práticas permitem remeter um significado à Educação Física na escola estudada. Ao definir esses objetivos, percebe-se que os possíveis caminhos teórico-metodológicos poderiam seguir pelo campo das relações profissionais, por isso o estudo se ancora no campo da Sociologia e da Educação, buscando uma interlocução com a área de atuação: Educação Física. Em face dos dados coletados, identifica quatro elementos de significação para, a partir de uma análise interpretativa baseada no eixo profissão-docência-identidades, buscar significações possíveis para a Educação Física. Esses elementos são: a relação professora-alunos, o contexto socioenconômico, a questão das identidades e o comprometimento do docente com a profissão, consigo mesmo e com a área. Em vista do relacionamento professoraalunos, apreende que essa questão apresenta suas complexidades, mas, nesse contexto, é fundamental para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. Com relação ao contexto socioeconômico, reconhece ser este um fator determinante para as ações da professora pesquisada e para a significação da Educação Física, já que a colaboradora pretende sempre transformar sua prática docente em face da realidade local, visando ao preenchimento das necessidades dos alunos. As identidades pessoal e profissional da professora pesquisada são permanentemente (re)construídas a partir de si ou dos outros, tendo como implicação na Educação Física o fato de que a docência, por ser uma intervenção profissional na prática social, está intimamente imbricada com as identidades dos sujeitos, à medida que deles são exigidas posturas éticas e políticas no desenvolvimento profissional. Em face do compromisso com a profissão, consigo mesmo e com a área, compreende que o desenvolvimento de um bom trabalho com a Educação Física está relacionado com o empenho do profissional com esses três fatores.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4623
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