Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4671
Title: Oxissulfetos e oxissulfatos de Térbio III Produzidos a partir do Sulfato e Sulfonato de Térbio III: Caracterização Espectroscópica e Estudo Termoanalítico sob Diferentes Atmosferas.
metadata.dc.creator: RODRIGUES, R. V.
Issue Date: 7-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: RODRIGUES, R. V., Oxissulfetos e oxissulfatos de Térbio III Produzidos a partir do Sulfato e Sulfonato de Térbio III: Caracterização Espectroscópica e Estudo Termoanalítico sob Diferentes Atmosferas.
Abstract: A proposta deste trabalho é sintetizar o sulfato hidratado de Térbio III ( empregando o óxido ) e o sulfonato do mesmo íon através do Difenil-4-Amina Sulfonato de Sódio. Estes compostos foram analisados quanto a sua estabilidade, caracterizados através das técnicas de espectroscopia na região do infravermelho, análise elementar de CHNS, difratometria de raios X pelo método do pó, análise térmica (ATG/DTG) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). Os espectros de IV para ambos sulfato e sulfonato apresentam mudanças significativas devido aos grupos ligantes, embora os resíduos das análises de ATG/DTG( O2 e H2:Ar/N2, CO) dos precursores tenham sido igualmente atribuídos, segundo DRX, aos oxissulfetos Tb2OS2, e oxissulfatos Tb2O(SO4)2 de Térbio III. O interesse desta comparação é mostrar que a partir dos sulfatos torna-se é possível obter resíduos próprios como o oxidissulfeto [Tb2OS2], dioxissulfeto [Tb2O2S], oxidissulfato [Tb2O(SO4)2], dioxissulfato [TbO2SO4] e óxido de Térbio III [Tb2O3], enquanto que a partir do sulfonato restringemos a obter o dioxissulfeto [Tb2O2S], dioxissulfato [TbO2SO4] e óxido de Térbio III [Tb2O3]. A influência das características físicas e químicas do ligante orgânico é peça fundamental nesta diferenciação. Sulfonatos, Sulfatos, Tratamento Térmico
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4671
Appears in Collections:PPGQUI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5417_RODRIGO VIEIRA RODRIGUES.pdf10.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.