Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4699
Title: Análise de Resíduos de Disparos de Armas de Fogo usando ICP OES: desenvolvimento de uma nova metodologia analítica.
metadata.dc.creator: VANINI, G.
Keywords: Balística forense;Armas de fogo;Chumbo;Bário;Antimôn
Issue Date: 7-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: VANINI, G., Análise de Resíduos de Disparos de Armas de Fogo usando ICP OES: desenvolvimento de uma nova metodologia analítica.
Abstract: A violência envolvendo armas de fogo representa um grande problema no Estado do Espírito Santo e o desenvolvimento de novos métodos e técnicas que possam auxiliar a polícia na elucidação de homicídios é de fundamental importância para a redução da criminalidade. A espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) ganha destaque por ser uma técnica de alta sensibilidade, versátil e mais barata quando comparada com técnicas atualmente utilizadas pela polícia. Desta forma o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia rápida, sensível e confiável para coleta e quantificação de resíduos de disparos de armas de fogo (GSR) utilizando a técnica de ICP OES para medir as concentrações de Chumbo (Pb), Bário (Ba) e Antimônio (Sb) liberados em revólver calibre .38 e pistolas calibres .380 e .40. O trabalho dividiu-se em três capítulos. O capítulo 1 abordou a etapa de otimização da técnica de ICP OES para GSR, no qual foram avaliados os parâmetros operacionais de potência, fluxo do gás de nebulização e taxa de aspiração, utilizando planejamento multivariado. No capítulo 2foi realizado um estudo para revólver Taurus.38, no qual investigou-se a melhor região de coleta da mão em homens e mulheres, a viabilidade de diferentes coletores para GSR, a comparação do teste colorimétrico e da técnica de ICP OES para distâncias variadas e a influência da lavagem da mão antes e após os disparos. Os resultados mostraram que as regiões das pinças dorsal e palmar são os melhores locais de coleta e que o swab puro apresentou melhores resultados em termos de custo/benefício e que é possível obter concentrações dos metais de interesse mesmo com a lavagem da mão do atirador. No capítulo 3 foi feito um estudo comparativo entre revólver .38 e pistolas .380 e .40. Foram quantificados Pb, Ba e Sb na mão direita e esquerda dos atiradores para as três armas e realizada uma predição do número de disparos através da construção de uma curva de calibração. Foi observado a quantidade de GSR encontrado nas armas segue a ordem revólver .38 > pistola .380 > pistola .40. Os resultados gerais mostraram importantes informações em análises de GSR, representando um avanço nas investigações forenses.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4699
Appears in Collections:PPGQUI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7446_Gabriela Vanini20140506-122731.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.